16 de abril de 2008

Ativo ou Passivo


O Jornal A Noticia tem, como parte da sua nova reformulação, criado novos espaços, para que os cidadãos possam expressar os seus problemas, suas demandas e ansiedades. Para que possam cobrar e reclamar se for o caso. Neste caso com o titulo de Você Leitor.

Importante este novo papel do jornal, que cria um espaço aberto e democrático, para que todos possam se manifestar e que ainda permite que o poder publico tenha a oportunidade também de responder.

O que chama a atenção é porem não as reclamações e criticas feitas, que são procedentes. o que surpreende são as respostas, dos diversos órgãos públicos envolvidos. As respostas atendem ao mesmo padrão, primeiro, o de reconhecer que não tinham conhecimento do problema levantado, e que a partir deste momento passavam a tomar conhecimento. Segundo, o reconhecimento que são as reclamações e indicações dos cidadãos os que determinam as ações dos órgãos da prefeitura e Terceiro que serão feitos os estudos e analises necessários para tomar uma decisão. A Forma de trabalhar é claramente reativa, Agir depois que as coisas acontecem. Sempre por tanto um passo atrás, sempre corretivamente. Confeso que esperava mais, acredito que tanto a Seinfra, como a Conurb, devem ter nos seus quadros profissionais competentes, Que tem a obrigação, não de dar respostas evasivas e sim resolver imediatamente e de uma forma definitiva os problemas levantados.

Um bom governo, que esteja direcionado a atender os cidadãos, deve se antecipar, planejar, deve conhecer não só os seus eleitores, deve conhecer as suas ruas, as suas necessidades e buscar propor as soluções que evitarão os problemas. Sem que seja preciso fazer as coisas duas, três vezes.

Evidencía, alem de falta de planejamento, um grave descontrole das ações voltadas ao atendimento dos Joinvilenses. Mais grave ainda significa gasto desnecessário, retrabalho, ter que fazer mais de uma vez, porque na maioria das vezes ou não se fez ou se fez mal.

Joinville merece uma administração ativa, eficiente, que faça bem feito, que use bem os recursos arrecadados dos contribuintes, que esteja na frente, que enxergue longe, pra frente e alto. Não que corra esbaforida para remendar e consertar o serviço mal feito.

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