2 de março de 2011

Obras de Macrodragagem

Como Joinville pretende construir galerias subterrâneas para facilitar a macrodragagem das áreas alagáveis, é interessante que se conheçam modelos de obras semelhantes e que a cidade possa fazer um benchmarking com algumas das cidades referencia no tema.

Tóquio, no Japão, situada as margens da baía do mesmo nome é um bom exemplo. Os nossos técnicos poderiam inclusive visitar “in loco” as galerias japonesas e adaptá-las aos padrões locais.


O subsolo de Tóquio alberga uma fantástica estrutura cujo aspecto se assemelha ao cenário de um jogo de computador ou a um templo de uma civilização remota. Cinco poços de 32 m de diâmetro por 65 m de profundidade interligados por 64 Km de túneis formam um colossal sistema de drenagem de águas pluviais destinado a impedir a inundação da cidade durante a época das chuvas.



A dimensão deste complexo subterrâneo desafia toda a imaginação. É uma obra de engenharia sofisticadíssima realizada em betão, situada 50 m abaixo do solo, fato extraordinário num país constantemente sujeito a abalos sísmicos e onde quase todas as infraestruturas são aéreas.

A sua função é não apenas acumular as águas pluviais como também evacuá-las em direcção a um rio, caso seja necessário.

Para isso dispõe de 14.000 Hp de turbinas capazes de bombear cerca de 200 t de água por segundo para o exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...