13 de março de 2011

Percentuais de tratamento de esgoto

Encerrou no blog a enquete para opinar sobre os percentuais de tratamento de esgoto que serão alcançados até o final desta administração.


A enquete permitia que os internautas escolhessem entre 6 opções:

15%

20%

25%

30%

40%

+40%


Evidentemente que a pesquisa não tem nenhuma validade cientifica, até porque não existem elementos que possam medir objetivamente o que será feito neste governo.


Um exemplo da falta de definição é do próprio governo, que no seu programa de governo, acenava com 70 % de cobertura para a rede de esgoto tratado. Agora o governo anuncia com bumbo e foguetório uma meta de 52 %, 18% menor que a divulgada na campanha.


A cobertura atual se situa entre 10 e 12 %, os números dependem muito das fontes. Uma diminuição no calculo original de 18 % é maior que o total de cobertura atual. O que prova que os números em relação ao saneamento básico estão sendo divulgados por chutadores, que os lançam aleatoriamente dependendo dos seus objetivos e do publico presente.


Entre os internautas existem duas opiniões bem diferentes, um grupo que somam 61% dos votantes, considera que a rede de esgoto ao final do governo Carlito atenderá entre 15 e 20 % do total. Um crescimento significativo, porem muito abaixo das metas ufanistas do governo. Outro grupo, que representa o 25 % dos votantes, acredita que o governo superará os 40 % de cobertura. O resto dos votantes se distribuiu quase equitativamente entre as demais alternativas.


A conclusão obvia, é que o prefeito conseguiu, como já quedou evidenciado em outras enquetes, dividir a população em dois grupos, um grupo critico, que oscila entre o 60 e o 70 %, dependendo das pesquisas e um grupo de incondicionais que se situa entre o 20 e o 25 %.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...