9 de março de 2011

Lógica esdrúxula (*)


Lógica esdrúxula


Que o poder público utiliza processos lógicos diferentes dos da maioria da sociedade não é novidade. Que pessoas, até então, inteligentes e sensatas, ao assumir cargos públicos ficam acometidos de estados quase permanentes de idiotia, não é segredo. Também é verdade que esta administração municipal não detém a exclusividade neste quesito e pode se espelhar nas anteriores, mas a preponderância das sinapses esdrúxulas é uma constante.


Um exemplo interessante é o Plano Diretor de Macro Drenagem e Recursos Hídricos. trabalho impecável, embasado, com estudos consistentes e estimativas de valores condizentes com a grandiosidade das obras e investimentos previstos. Certo? Não, errado.Por que errado? Façamos uma abordagem lógica de uma parte dele, que podemos facilmente utilizar como modelo.


O Ribeirão Mathias, na chegada dos colonizadores, na opinião de alguns os culpados de tudo, o ribeirão era a fonte de água potável para a incipiente colônia e servia de drenagem natural da água de chuva. Aos poucos o Mathias foi sendo ocupado e virou local de despejo de águas residuais. O passo seguinte foi buscar a água do Rio Pirai e foi neste momento do nosso passado, algum gênio, com certeza herdeiro histórico dos colonizadores, teve a idéia brilhante de cobrir este ribeirão e muitos outros, em nome do lucro fácil, e completo a obra autorizando a construção de prédios sobre as lajes. Feito o negocio privado e comprometido o escoamento natural do vale.


A solução, como não poderia ser outra, construir um novo Ribeirão Mathias, sob a Rua Otto Bohem. O custo? Uma pequena fortuna, inexistente no permanentemente exaurido caixa da prefeitura, e que evidentemente será costeado e socializado entre todos. A lógica que permeia a proposta é a de que será mantido o atual modelo de ocupação urbana, e que para isto, será preciso fazer grandes obras de infra-estrutura em áreas que hoje nem estão sendo ocupadas. O adequado, mas simples e mais econômico, seria não ocupar estas áreas. Porem esta possibilidade nem sequer transita pelos ermos ideários do planejamento urbano local.


A pergunta que fica é: Vamos a continuar avançando e ocupando as bacias do Pirai e do Cubatão, cobrindo rios e córregos, ocupando as suas margens, fazendo deles canais de esgoto, fechando as drenagens naturais, para poder depois elaborar vistosos projetos de engenharia, com orçamentos fabulosos que inexistem. Ou vamos começar de vez a deixar de fazer bobagens e planejar um futuro sustentável para Joinville?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...