Priorizar o verde
A luz do resultado das ultimas intervenções urbanas na rua XV, em que as arvores existentes foram removidas e nenhuma arvore nova foi reposta, parece que os nossos técnicos do planejamento não acham que seja possível que Joinville tenha de voltas arvores nas suas ruas. O resultado até agora é de uma derrota fragorosa do verde e a vitoria dos abestalhados da moto-serra. As imagens mostram que é absolutamente possível arborizar as ruas da cidade, com um pouco de criatividade e utilizando a técnica correta.
As soluções utilizadas pela prefeitura, não permitem que as arvores possam desenvolver um sistema radicular adequado para o seu desenvolvimento e provocam ainda a asfixia das raízes que sem espaço para se desenvolver estouram as calçadas. O tamanho das covas em Joinville é inadequado e as poucas arvores que sobrevivem a os projetos de requalificação do centro, tem os seu futuro comprometido.
Em Lima (Peru) a prefeitura estimula o plantio de arvores, compartilhando espaço com os carros, sem concorrer com a fiação elétrica e aumentando a permeabilidade do solo. A solução limenha é simples, permite que as arvores se desenvolvam bem e garante uma área verde suficiente.
O resultado futuro, uma cidade mais verde, arvores frondosas, calçadas sombreadas e frescas.
A árvore é muito bacana Jordi...O problema é o asfalto...se dá uma chuvinha fica igual a Joinville...Eita!!! rsrsrs
ResponderExcluirJuliano, ao plantar as arvores com o espaço correto, fora da fiação elétrica e prevendo um canteiro amplo para que as raízes não precisem estourar a calçada o desenvolvimento das arvores é adequado.
ResponderExcluirEsta solução avança sobre a rua, não sobre a calçada e representa uma perda mínima de vagas de estacionamento.
O nosso problema de verdade não é nem o asfalto, nem a chuva. O pior problema é a falta de criatividade e a falta de priorização pelo verde.