27 de agosto de 2010

Muito obrigado

Muito obrigado


A aprovação das ARTs e ainda o aumento do tamanho de algumas, representa um momento especial na historia desta pujante cidade e devemos reconhecer com orgulho o papel desempenhado por alguns dos seus principais protagonistas.


Se num primeiro momento a Câmara de Vereadores tomou uma decisão corajosa, a propor a retirada de todas as áreas que acabariam representando um aumento do perímetro urbano da cidade, perímetro que é bom que se diga, já é hoje, do tamanho do da cidade de São Paulo, o que não parece pouco. Os vereadores tem sabido adequar suas posições e discursos aos dados e documentos apresentados com mais entusiasmo que de habitude por importantes lideranças locais. Que tem mostrado um poder de convencimento acima da media.


Aos apelos veementes da ACIJ e Ajorpeme, os vereadores responderam com magnanimidade exemplar, tanto ao aceitar ARTs incluir de novo áreas, que tinham sido retiradas, com estruturados argumentos, pelos mesmos vereadores que agora num exemplo de adaptabilidade e em reconhecimento publico da capacidade de persuasão dos seus interlocutores, as defendem com convencimento e entusiasmo admirável.


Aumentar o perímetro urbano tem forte impacto sobre os custos da cidade, obrigará a estender os serviços públicos de energia, água e esgoto, influirá sobre o custo da tarifa do transporte coletivo e fará de Joinville uma cidade menos eficiente, pelo desaproveitamento dos investimentos públicos já feitos. Novas ruas precisarão ser pavimentadas e novos investimentos públicos serão necessários em áreas mais longínquas. Cientes da lógica perversa que representa esta aumento da cidade, os delegados que votaram na Conferencia da Cidade as diretrizes do Plano Diretor de Joinville, decidiram não permitir o aumento do perímetro urbano, por entender que Joinville mantém vazios urbanos desocupados, que devem ser melhor utilizados e incluíram este conceito em todas as diretrizes propostas e aprovadas.


A cidade deve reconhecer o empenho denodado de alguns dos seus lideres mais destacados, neste esforço diuturno para conseguir que novas áreas sejam incorporadas ao tecido urbano e com isto passem a ter novos valores. Gostaria desde este espaço de propor que as novas ruas e avenidas, que cortarão as novas Áreas de Transição, reconheçam os nomes destes joinvilenses ilustres, paladinos do desenvolvimento. Nada parece neste momento mais meritório.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...