9 de agosto de 2010

Política e Religião (*)

Política e Religião


Neste emaranhado ideológico pragmático em que tem se convertido a política nacional, alguns grupos se destacam sobre os demais, os chamados candidatos religiosos. Agrupados em correntes como Fé na Política, Congresso Quadrangular, Políticos Carismáticos ou Evangelistas da Política, conseguem em prol da governabilidade, transitar com surpreendente facilidade por todo o espectro político partidário.


A sua atuação me lembra uma parábola, que tenho certeza de ter lido numa versão pouco divulgada da bíblia, traduzida do aramaico a língua geral e desta ao português. Conta a parábola que tendo que se ausentar temporariamente da sua responsabilidade como guardião das portas do céu, São Pedro pediu a um querubim que o substituísse na sua curta ausência. Para facilitar o labor do querubim, lhe entregou uma bíblia e um feixe de bilhetes de R$ 100, cada candidato a entrar no Céu, deveria escolher um dos dois, se fosse a bíblia, o acesso estaria assegurado, caso escolhesse o dinheiro, o destino seria o andar de baixo.


Ao voltar, São Pedro perguntou como foi, e o querubim relatou a facilidade do processo, os que escolheram a bíblia, tiveram o acesso franqueado e os que escolheram o dinheiro não foram aceitos. Ficou porem uma duvida, com um caso pontual.


Um dos candidatos escolheu a bíblia e antes que a porta se abrisse, a folheou com interesse, pediu um bilhete para marcar uma pagina determinada, porque aquele salmo preciso lê pareceu interessante. Outro bilhete marcou a pagina do Gênesis, para o Cantar dos Cantares precisou de vários bilhetes, outro serviu para sinalar o inicio da historia do Êxodo, um outro para o Apocalipse e foi marcando cada versículo e cada capitulo, até que os bilhetes acabaram. Só depois o candidato entrou no Céu, segurando fervorosamente a sua Bíblia.


São Pedro lamentou que a sua ausência tivesse sido aproveitada para furar o bloqueio que um dia sim e outro também, estabelece nas portas do céu, para evitar a entrada destes sátrapas, figuras destacadas do sinédrio. Destacados na sociedade pela sua capacidade de engabelar e multiplicar pães e peixes, em quantidades que fariam a Jesus Cristo avermelhar de vergonha.

Um comentário:

  1. É isso aí. Os safados citam a bíblia, apelam à Deus para enganar, para dar credibilidade às promessas (que não irão cumprir). É preciso estar atento, vigiar...
    Um abraço
    Edivar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...