16 de agosto de 2010

Des-articulação. (*)

Des-articulação.


Estou começando a olhar a gestão do prefeito Carlito Merss com outros olhos. Vejo nele cada vez mais, um homem convicto que esta fazendo um bom governo e que o resultado da sua gestão aparecerá. Um pouco como aqueles filmes hollywoodianos, em que o bem sempre vence, o mocinho sempre fica com a mais bonita e no fim todos vivem felizes para sempre.Já faz tempo que os cinéfilos sabem que o cinema mudou muito. Não é sempre que os mocinhos ganham e cada vez mais vezes os herói morre ao final ou a mocinha fica com o mau.


A forma como se relacionam o executivo e a sociedade, e o executivo – legislativo e sociedade entre si, é um sintoma claro que as chances do mocinho ganhar vão ficando reduzidas. Tem que acha que tem muito aprendiz de bandido, na equipe mais próxima do prefeito. Se os temas que são encaminhados ao legislativo “já foram amplamente debatidos com a sociedade” em palavras dos secretários responsáveis e quando chegam na Câmara de Vereadores, uma romaria de munícipes, com os que supostamente, tudo já tinha sido negociado e articulado, percorrem gabinetes e participam de audiências para solicitar a retirada de artigos, a modificação de parágrafos e a exclusão de capítulos, a impressão que fica é que o debate com a sociedade ou não aconteceu, ou não atendeu os seus anseios.


A capacidade negociadora e de articulação de alguns destacados membros deste governo esta mais próxima de um tchetnik ou de um membro da jihad islâmica que de um Lê Duc Tho, o hábil negociador do Vietnam do Norte.


Esta constante desarticulação, esta sucessão de conflitos menores, a dificuldade para aprovar as propostas mais singelas, não faz bem a cidade. Na Câmara, nem os mais ferinos opositores teriam como não votar projetos que tivessem sido amplamente discutidos com a sociedade, até porque um novo debate, sobre temas já exauridos, seria trabalho cansativo e estéril. A sociedade seria a primeira que pressionaria pela rápida aprovação das leis e regulamentos, que seriam do seu interesse. Não encaixa com o perfil do prefeito esta forma de fazer politica e o prefeito parece cada dias menos a vontade com esta situação, em que ninguém esta ganhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...