18 de agosto de 2010

Grandes Joinvilenses Ilustres


Brincando a serio.

A nossa homenagem de hoje, lembra a figura de Nicodemus Hartmann, poeta e jardineiro amador. Nascido em Totten und Thor, na antiga Pomerania, chegou a Joinville ainda jovem, numa das barcas que faziam regularmente a ligação entre Hamburgo e a Colónia Dona Francisca. Durante a longa viagem marítima, conheceu e se apaixonou perdidamente de Herminia Carolina Francisca Trump, com quem manteve um romance platónico, ao longo de toda sua vida. Fruto deste romance adolescente, surge a sua poesia mais intensa e juvenil, com poemas como "Cerejas no pé" e "O teu olhar de mel".
A pesar da jovem Herminia Carolina Francisca, nunca ter retribuído as suas românticas iniciativas, Nicodemus dedicou sua vida a poesia romântica, em que plasmou o seu amor não correspondido.

Nicodemus compartia sua paixão pela poesia, com a não menos intensa paixão pela jardinagem. Os mais belos canteiros de flor de Joinville sempre foram da sua autoria. A seleção das melhores sementes, a escolha dos adubos adequados e principalmente a sua dedicação e cuidado, o fizeram merecedor dos maiores prémios da jardinagem amadora da Colónia Dona Francisca, tendo sido merecedor do Repolho de Ouro em varias ocasiões e da roseira campeã em 1873. Quando recebeu inclusive uma carta autografada pelo intendente da Colónia, em nome dos príncipes.
A Cidade de Joinville, em reconhecida homenagem, decretou que os canteiros de flor localizados frente ao Fórum, serão denominados "Canteiros de Flor de Época Nicodemus Hartmann"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...