14 de agosto de 2010

Concursos Públicos

Concursos Públicos


A idéia de concurso publico, não é para contratar mais gente na maquina publica, que nos últimos anos tem crescido de uma forma assustadora. A idéia é a de defender que quando se utilizem recursos públicos seja obrigatória a contratação dos projetos por concurso publico. Os institutos de planejamento, e nos temos também um em Joinville, parece que esgotaram a capacidade para criar, os profissionais que neles trabalham, precisam pensar, planejar e fazê-lo melhor do que o tem feito até agora, os desafios são maiores e a sensação é que eles e a sociedade estão começando a ficar cansados, das mesmas soluções de sempre.


Alguém pode até defender que os projetos feitos por estes profissionais a soldo do município, são mais econômicos. Tem quem se ilude imaginando que são de graça, esquecendo o custo que representa para Joinville manter uma estrutura como a do IPPUJ por exemplo. Não me parece justo, exigir que os mesmos urbanistas planejem a Joinville das próximas décadas, e tenham que dedicar tempo e esforço a projetar pinguelas, praças, boulevares, calçadas, ciclofaixas, obras menores, que pela simplicidade, nem deveriam tomar o seu tempo. O ideal seria que toda esta inteligência e esta capacidade se dedicassem integralmente a definir os rumos da cidade do amanha. A recuperar o atraso em que estamos.


Abrir para as centenas de profissionais competentes e sérios que aqui trabalham a oportunidade de projetar e detalhar, serviria para que visem à luz novas idéias, que tem tudo para serem mais criativas, mais econômicas e melhor projetadas. As queixas, que não tem sido poucas, sobre a qualidade dos projetos que alguns órgãos públicos elaboram, diminuiriam ou até poderiam desaparecer. Não teríamos alterações aos projetos, nem seria preciso recalcular estruturas e decks. A sociedade poderia inclusive escolher entre diversas alternativas, ficaríamos livres da ditadura da unicidade de pensamento que hoje impera em Joinville. Entra governo e sai governo e as soluções apresentadas, continuam saindo das mesmas gavetas, as idéias continuam as mesmas. Querer que as coisas mudassem, e continuar fazendo sempre o mesmo é impossível.


Publicado no jornal A Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...