Novas opiniões enriquecem o debate entre o apoio aos corredores de ônibus ou os veículos leves sobre trilhos ou VLTs.
No jornal A Noticia o jornalista José Antonio Baço publicou o seguinte texto:
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Li as explicações do presidente do Ippuj, Luiz Alberto de Souza, sobre a questão VLT (metro de superfície) e do BRT (corredores de ônibus). Não convence. Não adianta pegar em números e estatísticas e achar que isso explica tudo. Se a gente torturar os números, eles confessam o que a gente quiser. O BRT raramente é uma solução de planejamento, de antecipação, de previsão. É quase sempre uma forma de minimizar problemas já existentes. Pode ser uma opção mais viável em termos financeiros, mas nunca será uma solução de futuro, especialmente em termos ambientais. Mas, pensando bem, priorizar o BRT pode ser um avanço: é mais ou menos como estar à beira do precipício e avançar um passo. Ah... e nas grandes cidades do tal “primeiro mundo” os ônibus são quase sempre o pior meio de transporte coletivo.
As justificativas dos técnicos do IPPUJ, perdem consistência a cada dia, quando confrontadas a outras distintas. Se por um lado a diversidade de opiniões enriquece o debate e mostram que existem outras alternativas viaveis, pelo outro evidenciam, como o IPPUJ esta cada dias mais isolado da realidade e da sociedade joinvilense, pela defesa de posições de governo e não da cidade. A visão de governo e curta e míope. Joinville precisa enxergar e planejar para alem da mediocridade.
Gostaria de conhecer o real ganho com a criação dos corredores de onibus nas avenidas Blumenanu e João Collin, o transito de carros continua o mesmo, a qualidade do onibus é a mesma se comparando com transporte de gado e as lojas perderam seus estacionamentos.
ResponderExcluirAcho que o unico ganho foi para a empresa que administra as areas de estacionamento que ganhou novas vagas na região central aumentando a sua area de atuação.
Sabado a noite fui ao hospital Dona Helena e na rua, em frente ao hospital, estavam carros estacionados onde deveriam estar circulando, onde está a fiscalização para essas situações?
É muito fácil dar opiniões sem saber se são viaveis, mas em casos de onibus que saem dos terminais norte para o sul, os chamados linha direta, não seria vantagem criar uma linha destas circulando pela beira rio, ja que está quase não tem comercio e ai criar um BRT, retirando o mesmo do centro da cidade?