15 de abril de 2010
O Transmilenio
O projeto do transporte coletivo em Colombia tem varios nomes, em Bogota - Transmilenio, em Cartagena - Transcaribe, em Bucaramanga - Metrolinea, em todos algumas coisas em comum.
A primeira, típica de todas os obras publicas, que o orçamento original que já era alto, estourou em muito.
Em Cartagena com o orçamento original para todo o projeto foi construído menos de 1/3 e ainda não circulou o primeiro ônibus.
Em Bucaramanga o projeto privatizou uma rua, para que unicamente circule a Metrolinea e o comércio da rua morreu. Como em Bogota, aonde o Transmilenio só cobre 24 % do transporte coletivo, em Cartagena só uma parte do projeto foi executado. E não esta interligado, o que gera uma enorme ociosidade.
Em nenhuma das cidades foi possível controlar, reduzir ou ordenar a coleção de vans, microonibus e "busetas" que atrapalham o transito de toda a cidade, a proposta de converte-las em alimentadoras do sistema não funciona e ninguém tem coragem de peitar a solução do problema. Conclusão as cidades convivem com os projetos políticos, que ligam nada a coisa nenhuma e que circulam com os ônibus quase vazios, na maior parte do dia e a caótica confusão do transporte coletivo privado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário