27 de abril de 2010

Aprendendo com os outros (*)


Aprendendo com os outros

Aprender exige uma boa dose de humildade. Exige também reconhecer que não sabemos. Não conseguimos aprender aquilo que achamos que já sabemos.

Viajar nos oferece uma oportunidade adicional de aprender. Muitas vezes nos lugares e momentos em que menos esperamos surge uma oportunidade para aprender e para repensar como fazemos as coisas.

A Bolívia, pequeno país vizinho do Brasil, não pareceria a primeira opção para aprender como fazer melhor as coisas. Em principio o nosso é um pais mais desenvolvido, avançado e moderno. Porem a Bolívia é uma caixinha de surpresas, tem uma legislação que obriga que todas as obras publicas ou que recebam recursos públicos tenham que realizar concurso publico para a elaboração do projeto de arquitetura. Uma forma de democratizar o acesso dos profissionais as oportunidades de trabalho e promover ideias e alternativas mais criativas.

No Brasil, não temos uma legislação que obrigue os administradores públicos a realizar concursos públicos para elaborar projetos de arquitetura e é uma pena, porque o concurso, além de mais democrático permite que possam surgir idéias e propostas melhores que as que em geral surgem das burocratizadas pranchetas oficiais.

O aeroporto Santos Dumont, o Museu da Imagem e do Som, O projeto da Beira Mar de Fortaleza ou a revitalização da rua 15 de Novembro em Blumenau, são exemplos do resultado de concurso publico, não parecem ter dado um mal resultado. Em Joinville por exemplo, a sede da ACIJ foi resultado de um concurso que recebeu 16 propostas, todas de alto nível.

Entre outras vantagens a realização de concursos públicos, permitiria que os técnicos do IPPUJ pudessem concentrar toda a sua capacidade criativa em elaborar propostas para resolver os problemas mais urgentes que a cidade tem e que não são poucos. Alem que poderia ter produzido propostas mais interessantes e criativas para o Centreventos, o Expocentro Edmundo Doubrawa, a Arena Joinville,os parques do Fonplata ou a Megacentro Wittich Freitag, por citar alguns casos mais recentes da nossa realidade local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...