12 de abril de 2010

O Novo Centro (*)



O Novo Centro

O anuncio da vinda da PUC para Joinville, colocou em evidencia o centro e ganhou força de vez, uma nova proposta para Joinville, aos poucos e de uma forma tímida no inicio e agora ganhando celeridade na medida em que a proposta toma forma, o centro da cidade inicia a sua caminhada para uma nova realidade.

A noticia da requalificação da área central, evidencia uma mudança significativa de conceito, aos poucos os carros dão lugar aos pedestres e aos ciclistas. Quando foi retirado o calçadão da Rua do Príncipe, a primeira sensação foi de perda, de perder um espaço que era destinado aos pedestres e que era devolvido aos carros, podemos perceber agora quanto estávamos errados os detratores daquela iniciativa, a clarividência dos administradores da cidade, que souberam se antecipar e tomar as decisões adequadas. O adensamento do centro, a instalação de vários pólos geradores de trafego e a falta de estacionamentos suficientes, conjugado com o volume de trafego gerado pelos ônibus, que entram e saem do terminal central, estão levando o centro ao seu esgotamento. Circular de carro pela maioria das ruas incluídas no centro tradicional significa ficar mais tempo parado que circulando. A Rua Princesa Isabel, do Príncipe, ou a Abdon Batista, Itajaí e inclusive as ruas Tijucas e Max Colin, são uma prova disto. A Via Gastronômica é de fato em determinados horários um calçadão compartilhado por carros parados, alegres pedestres e mesas bem servidas.

Este novo centro em que os carros cedem a vez aos pedestres, em que bicicletas avançam entre os carros parados, em que uma mãe empurrando um carrinho de bebe desenvolve uma velocidade media, maior que a de um carro, é o futuro que sonhamos para Joinville. Uma cidade sustentável e moderna, que passa a priorizar as energias alternativas e que quando arborize o seu centro, passara a contar com um dos maiores e mais agitados calçadões do pais.

Parabéns aos visionários que enxergaram décadas antes, uma cidade que estava oculta aos nossos olhares ignaros.

share/Bookmark

4 comentários:

  1. Seus textos estão cada vez piores. Numa oposição cega a um governo de esquerda, estás ficando sem idéias. Triste

    ResponderExcluir
  2. O pensamento plural permite comentários como os aqui publicados.
    em tempo o inicio da valorização do pedestre na area central citada no texto não de esquerdas, nem de direitas, a burrice é a que tem lado.

    ResponderExcluir
  3. Respeitando os pensamentos plurais, não acredito que o Ivan esteja concordando com as besteiras que tem sido protagonizadas nos últimos tempos em Joinville. na verdade pouco mudou em relação ao outro governo que também foi um desastre. mas o assunto do passado nos serve apenas de lição. O importante é agora. Vamos ao transporte público, que nota daríamos ao desempenho do governo de esquerda neste tema. Um ano de governo e dois aumentos (o segundo já decidido e ainda não decretado)? Mobilidade urbana: como poderíamos avaliar os equívocos e tropeços para os passeios do rua XV ou as árvores que estão sendo cortadas sob justificativas toscas e sem fundamentos. E a falta de investimentos em saneamento onde o pouco recurso para investimento acabou sendo investido pela Aguas de Joinville em uma nova sede enquanto a conta dágua receberá também o segundo aumento (acima de inflação)em menos de 2 anos. Agora a saúde que está em estado de coma, e olha que a promessa neste setor foi uma das mais importantes do Carlito. Portanto, existem muitos assuntos que são do interesse dos cidadãos de bem, desvestidos de ideologias e despojados de argumentos escapistas. Ter propostas é importante assim como fazer a crítica de forma responsável, mesmo que para isto se utilize de ironias. Estas ironias que não mudam a vida dos que mais necessitam, dos excluídos, dos que precisam de educação e do exercício pleno da cidadania, que se incia pelo respeito às opiniões de uma sociedade plural. O muro caiu e, aqui em Joinville também.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...