Bogotá 2
Na crônica anterior abordei neste espaço algumas considerações sobre Bogotá, as suas semelhanças e diferenças com Joinville. Na condição de visitante freqüente da capital Colombiana, de cidadão curioso e usuário do seu transporte coletivo, tem oportunidade para sorte de uns e desassossego de outros poder compartilhar uma visão sobre a cidade que parece ter se convertido num referente para transporte coletivo e mobilidade.
A cidade de Bogotá se organiza numa quadricula de Ruas e Carreras, as ruas tem o seu traçado no sentido leste – oeste e as carreras no sentido norte –sul, fazendo que a orientação na cidade seja fácil, mesmo para turistas. A denominação é um numeral que se origina no centro da cidade e se estende em direção a periferia, no sentido norte são mais de 250 ruas e outras tantas no sentido sul, para citar um exemplo.
O Transmilenio tem se convertido em referencia de transporte coletivo para dezenas de administradores públicos, é uma versão mais sofisticada da solução que existe faz anos
O modelo de Bogotá esta baseado em pesados investimentos públicos. Não parece que esta alternativa seja viável em Joinville dada a situação de eterna precariedade das finanças municipais. Deveriam ser alertados os navegantes, que a implantação de um modelo semelhante é improvável na nossa cidade.
Em tempo, os técnicos da administração local e os vereadores que acompanharam a viagem a Bogotá, a convite da empresa Logitrans, de acordo com a informação divulgada previa a viagem, estão devendo a sociedade um relatório preciso do que viram e sobre qual será a influencia que poderá vir a ter a sua viagem. Quais as alternativas possíveis para que Joinville possa planejar uma cidade que no futuro próximo tenha um modelo de mobilidade em que pedestres, ciclistas e o transporte publico sejam referencia e prioridade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário