28 de abril de 2010

Cidade Jardim (*)


Cidade Jardim


Os jardins de Joinville são uma das coisas que mais chamam a atenção de quem chega a cidade pela primeira vez. Desde o presidente Afonso Pena, no inicio do século passado, que converteu a sua surpresa num titulo que fez de Joinville a cidade Jardim do Brasil.


Mudou muito a cidade e mudaram também os hábitos e os costumes, do prazer por colecionar flores e plantas diferentes, da busca por novidades nos catálogos de Dierberger e Roselandia pouco restou. Hoje é difícil encontrar um jardim que tenha sido realmente plantado e mantido pelo seu proprietário. A relação com as plantas e flores ficou mais distante, poucos conhecem os nomes das que tem no jardim e a manutenção é feita na maioria das vezes por roçadores de grama, que transvestidos de jardineiros, convertem os jardins em campos de provas para desenvolver a sua ignorância e arremeter com aleivosia sobre as poucas plantas que insistem em sobreviver as suas regulares investidas e demonstrações de descaso e desconhecimento.

A falta de conhecimento e de carinho a partes iguais, tem feito das nossas ruas eiras desprovidas de verde, das nossas praças, áreas cinzentas e cimentadas e dos jardins, uma monótona mistura de plantas sem graça, sem vida e sem cor.


As cidades em que a municipalidade cuida das praças e parques, tem jardins melhores e mais cuidados, porque os moradores, se sentem motivados a fazer melhor, se cria desta forma uma espiral positiva. Uma concorrência sadia, que permeia toda a cidade. Joinville poderia iniciar uma pequena revolução verde, uma revolução pacifica, para passar a colorir a cidade, a recuperar os espaços verdes, a conhecer os nomes das plantas, as cores das flores. Passaríamos a olhar com outros olhos o verde urbano que ainda teima em sobreviver e fazer um esforço para recuperar, mesmo que só seja um átimo, do seu esplendor passado que impressionava presidentes e turistas.


Iniciemos uma campanha que teria como objetivo voltar a fazer de Joinville a Cidade Jardim, nem que seja de Santa Catarina.


share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...