3 de abril de 2010

Admirável capacidade (*)


Admirável capacidade


Não conheço ainda o projeto surgido das pranchetas do IPPUJ para a passarela que algum dia deverá unir o Fórum e o Centreventos. O IPPUJ tem preferido surpreender a sociedade. Conheci sim a proposta de construir uma praça ponte sobre o rio, surgida das mesmas pranchetas. Fiquei entre surpreendido e assustado com a idéia de construir uma laje sobre o rio. Agora parece que finalmente o bom senso recomenda desconsiderar aquela proposta e arquiva-la na pasta das quimeras e futilidades.


Voltando a proposta de uma passarela sobre o rio Cachoeira, sou dos que acho que quanto maior a interação dos joinvilenses com o rio, mas possibilidades teremos de que um dia volte a estar limpo, piscoso e inclusive suas margens sejam de novo espaços de lazer. Não tenho porem muita esperança de ver um projeto que possa ser motivo de orgulho para os locais e de visitação publica para forasteiros. O culto a mediocridade e as soluções possíveis, tem feito que os joinvilenses tenham deixado de se impressionar pelas obras publicas. O único impacto tem sido o sobressalto dos valores estratosféricos que a maioria destas obras alcançam, a mediania dos projetos e a baixa qualidade dos acabamentos.


Sou dos que acredita que concursos de idéias para as obras publicas, ajudam muito a construir uma cidade melhor. Que idéias melhores surgem de mais cabeças e que temos na soma de profissionais da cidade conhecimento e capacidade melhor e maior que a que esta instalada no prédio da prefeitura. Ainda defendo que sempre são possíveis soluções melhores, mais criativas e provavelmente mais econômicas. Para isto é aconselhável buscar e valorizar o que temos de melhor e permitir que os planejadores da cidade, dediquem a totalidade do seu meio expediente, a pensar e planejar a Joinville do amanha, sem precisar despender o seu pouco tempo e capacidade em projetos menores e de pouca transcendência.


Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...