10 de abril de 2010

Cidade das Flores

Dois jardins, dois exemplos

Joinville é uma cidade de contrastes, da comparação entre os opostos surgem boas oportunidades de aprendizado. Aprender ou não depende de cada um.

Quase que simultaneamente iniciaram dois trabalhos de paisagismo na cidade, um o jardim do novo shopping, uma obra de mais de 4.000 m2 de área verde, a maior parte dela em talude, por tanto comportando um maior grau de dificuldade, o outro um canteiro no cruzamento das ruas Conselheiro Lafayette e Albano Schmidt no bairro Boa Vista, exagerando coisa de 50 m2. Uma obra publica a outra privada.



No caso do canteiro no Boa Vista, primeiro foram despejadas algumas cargas de caminhão de barro, que ficaram no local por mais de 14 dias, algumas vezes até tinha alguém espalhando, com displicência, um pouco do barro, sobre o mato existente no local e que agora ficou soterrado, pronto para vicejar e desenvolver com o barro novo, espalhar as 3 ou 4 “carradas” de barro, foi um trabalho árduo, levou mais de 3 semanas e até esta data ainda não estava concluído. É verdade que o trabalho dos funcionários contratados, foi eventual, alguns dias trabalhavam, outros não. Nas partes em que o barro foi espalhado, sem a incorporação de nenhum adubo orgânico, ou nenhum outro material que não fosse o puro barro, foram colocadas leivas de grama e incluído um canteiro de flor de época. Ao tudo desde o inicio até agora, foram 4 semanas, e ainda não ficou concluído, ou porque faltou grama ou porque sobrou canteiro.

No caso do jardim do shopping, em menos de duas semanas o canteiro principal, com 3.400 m2 foi concluído, envolvendo o plantio de 24 palmeiras de porte, com utilização de guindaste e com a incorporação de adubo orgânico, fertilizante químico e demais insumos imprescindíveis para o bom desenvolvimento futuro do jardim.

Você pode acompanhar também a evolução destes dois exemplos, no caso do Boa Vista o modelo exigirá no mínimo 12 cortes de grama ao ano e 4 reposições dos canteiros de flor, como mínimo, um custo significativo. Dois exemplos para comparar a quantas anda a nossa administração municipal, um bom ”benchmarking” para nossa cidade das flores.
share/Bookmark

Um comentário:

  1. Que tal a obra de urbanização da rua XV. Daria uma tese de doutorado em engenharia da improdutividade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...