14 de março de 2008

Como sou leigo no assunto



Posso me conceder o privilegio de opinar e depois ser desacreditado, por técnicos e doutores, na complexa arte, da administração publica.


Não consigo entender que numa mesma cidade, tenhamos lado a lado ruas impecáveis, que suportam incólumes o passo do tempo e do trafego e outras que no curto período de uma gestão, muitas vezes menos ainda, parecem se esfarelar a olhos vista.


Por exemplo a Av. Getulio Vargas, mesmo com o tempo que faz que foi pavimentada, e com o enorme volume de transito que recebe, tem poucos buracos e apresenta uma qualidade de asfalto muito acima da que um leigo pode perceber em outras ruas mais recentes, e estamos falando de uma pavimentação feita na gestão do prefeito Lula, no minimo ja faz doze anos. Outro exemplo interessante e a Avenida JK, que com mais de 20 anos, mantem uma qualidade bem acima da media das ruas e avenidas da cidade. Podemos colocar ainda nesta lista feita sob o olhar de um leigo, a estrada da Ilha, e a primeira etapa da Marques de Olinda por citar algumas das mais conhecidas e utilizadas pelos joinvilenses, e pavimentadas faz alguns anos, por administradores diferentes.


Por outro lado algumas ruas simplesmente parecem pavimentadas com alguma mistura biodegradável, que não dura nem uma gestão, as vezes precisam ser refeitas num curto período. Por exemplo a Helmuth Falgatter, a rua XV, a Dr. João Colin,a Visconde de Taunay, a Dona Francisca, a rua Guanabara, a Duque de Caxias, sem comentar a Santa Catarina. Estas ruas tem se convertido numa colcha de retalhos, composta por partes do asfalto original e coleções de remendos de asfalto novo, alem de frestas e trincas. Num resultado custoso e pouco eficaz.


Mais especialmente me referindo a ruas menores, com menos movimentação como a rua Presidente Castelo Branco, a dos Agronomos, ou a Marechal Luz, a Timbó, a Araquari, a General Valgas Neves, Plácido Olimpio de Oliveira e tantas outras que cada um pode acrescentar a partir do seu conhecimento.


Não pode ser a muita ou a pouca chuva, porque todas são ruas próximas, e não podemos dizer que chove mais numa que em outra. Tampouco pode ser a técnica de construção, porque temos bons engenheiros e técnicos que conhecem a sua profissão.


Podemos considerar muitos motivos e eu estou aberto a receber as suas sugestões.


Porque quando uma rua começa a apresentar buracos e rachaduras em menos de 5 anos, alguma coisa deve estar errada e somos você e eu que pagamos por isto.


Já tinhamos comentado sobre o asusnto no post O alto custo de tapar buracos

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