6 de novembro de 2007

O alto custo de tapar buracos

Depois de ler a matéria, publicada no AN Cidade no domingo sobre quanto custa tapar buracos, nas ruas de Joinville, e de olhar detenidamente a fotografia, comparando com tantas outras ruas que se encontram em igual estado, lembre da rua presidente Costa e Silva, no Bairro América, que é remendada, no mínimo a cada seis meses, e que em menos de 90 dias já volta a encher de buracos, na realidade a rua ficou, como aquela roupa remendada, que tem mais remendo que tecido original, ou tem mais buraco que asfalto original.

Se os remendos duram tão pouco e a qualidade do asfalto, não é a justificativa, então só pode ser a qualidade do serviço, ou da fiscalização. Porque se há procedimentos técnicos para evitar que o remendo não dure, melhorando a técnica de trabalho, e com isto aumentar a duração do remendo e qualidade do trabalho.

Vamos aceitar que os nossos recursos públicos vão todos para tapar os mesmos buracos de sempre? Ou será que em Joinville é a única cidade em que chove, e a alta umidade é a única causa do péssimo estado da pavimentação das nossas ruas?

Nas empresas existe um cuidado extremo em não cometer repetidamente os mesmos erros, para isto, cada erro, problema ou desconformidade e analisado criteriosamente, para aprender com ele e tomar as medidas corretivas necessárias para evitar que se repita.

Com um mínimo de atenção seria fácil verificar que em algumas ruas os buracos se repetem com freqüência e em quantidade muito acima da media, simplesmente continuar remendando, sem utilizar a melhor técnica, ou o material ou inclusive mantendo a mesma empresa contratada é persistir no erro.

Já diz a frase que errar é humano, persistir no erro é....

Publicado no AN Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...