1 de novembro de 2007

Abrigo animal precisa de ajuda

O Abrigo Animal é uma destas instituições que fazem a diferença, surgiu pela falta da prestação do serviço de retirar das vias publicas e atender os animais abandonados e maltratados, um caso de segurança e de saúde publica. Uma obrigação do poder publico.

Um grupo de voluntários e voluntárias tomou a iniciativa de recolher, atender, recuperar, alimentar e ainda dar carinho, encaminhando se possível a um lar, aqueles animais, que resultado do abandono dos seus donos, ou as vezes inclusive, resultado da própria irresponsabilidade de uns e outros.

Os animais, abandonados em áreas urbanas, representam um flagrante perigo para a população, porque alem de poder transmitir doenças, podem atacar e ocasionar problemas a população.

Nada por tanto, mais lógico que o poder publico, através da Secretaria de Saúde, e do centro do controle de zoonoses cumpra a sua obrigação, de recolher e dar um destino adequado a estes animais. Nada melhor que a não tendo capacidade, estrutura ou competência para fazê-lo, passe a apoiar instituições voluntárias da sociedade organizada, que tenham como objetivo, suprir as deficiências e omissões do próprio poder publico.

Agora que o valor repassado seja de menos de 25 % do custo total, obriga a sociedade a arcar com uma parcela excessivamente grande do total, alem do trabalho voluntário e não remunerado, e que este valor não cubra as despesas operacionais, mais elementares é um descaso e deve nos levar e refletir seriamente, sobre o papel de um estado que arrecada e muito, e alega não ter recursos para apoiar aquelas instituições, que como o Abrigo Animal, estão assumindo e fazendo, com extrema competência, o que a própria administração municipal deveria fazer, por obrigação.

Será que não enxergamos que é mais barato e melhor, quando a sociedade faz e o governo apóia, e quando o governo deixa de apoiar mesmo com recursos mínimos, terá que assumir todos os ônus? E será mais caro para todos?

Será que é tão difícil enxergar que a comunidade cresce quando a sociedade organizada e o poder publico trabalham em parceria, e que quando a sociedade percebe que o poder publico, só busca se aproveitar do trabalho voluntário e do espírito solidário , acaba se afastando e com isto todos perdemos, inclusive você.

Publicado no AN Cidade

Um comentário:

  1. Considero irresponsabilidade do Ser, que se diz HUMANO!!!

    Não há outro responsável maior que não o próprio dono, que abandona, maltrata, ignora as suas maiores necessidades de sobrevivência...

    Tem O Animal para serví-lo, como guarda.... sê pequeno os latidos avisam, sê grande o porte físico colabora ainda mais...
    A minha segurança!!!!!!

    Por outro lado, em um determinado momento, deixa de servir quando, adoece, quando envelhece...
    Portanto, não há culpado maior, o dono!!!!!!!!!!!!!!!!

    DEFENDO A POSSE RESPONSÁVEL DOS ANIMAIS!!!!
    Quem já está consciente dessa atitude humana, procura somente multiplicar esta ação.

    Obrigada,
    Sonia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...