1 de novembro de 2007

Os Pequenos Detalhes

Existe o mito que o bom administrador se mede pelas grandes obras, nada mais longe da verdade, é nas pequenas coisas em que se percebe a índole do homem.

Na administração publica não é diferente, dificilmente alguém que não consegue cuidar das pequenas coisas, terá capacidade para cuidar das maiores.

Marcar a diferença não reside na monumentalidade, no colorido, no luxuoso ou original, mas apenas nas pequenas coisas que ninguém nota, exceto quando falham.
É um pouco como no trabalho: raramente nos agradecem ou dão os parabéns por um trabalho bem feito, mas todos reparam quando algo não corre tão bem!
Se nos desleixarmos, rapidamente o que custou a ganhar e a construir esvai-se, nomeadamente a imagem positiva do investimento na qualidade de vida do Joinvillense

O saudoso Harold Nielson, era um bom exemplo, muitos domingos, aproveitava para fazer sua caminhada por Joinville, acompanhado pela sua esposa Rosita e sua câmara fotográfica, de uma forma fria e sistemática, fotografava todos aqueles pequenos detalhes que ele identificava como falta de qualidade, incompatíveis com Joinville.

Na segunda feira pela manha, um envelope com duas ou três dúzias de fotografias era entregue na mesa do prefeito, normalmente acompanhado por algum bilhete. Em questão de minutos todos os secretários e funcionários de primeiro escalão, envolvidos ou atingidos pelas recomendações e propostas eram chamados no gabinete e recebiam copias das fotos do Haroldo, com bilhetes do próprio punho do prefeito e a ordem de solucionar imediatamente.

Alguns dos pontos identificados não tinham uma solução fácil e rápida, mais a maioria eram claramente o resultado do descaso, a desídia e a falta de atenção com os detalhes, costumeira e rotineira das nossas administrações municipais, não daquela, mais de todas as administrações publicas passadas e futuras.

Faz muita falta o olhar do cidadão, que de uma forma desinteressada, olha para a sua cidade, para o seu estado e para o seu país e indica o caminho para que o administrador público possa melhorar a nossa cidade e a nossa qualidade de vida. Fazem ainda mais falta, os administradores que saibam escutar e aproveitar estas propostas da sociedade e deixem de ver nestas contribuições, criticas pessoais, perseguições políticas e deixem de tratar estes cidadãos como inimigos públicos e alvos a desqualificar e desacreditar.

Joinville ganha promovendo este espírito comunitário e acolhendo e escutando as contribuições de todos.

Publicado no AN Cidade

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