5 de novembro de 2007

O dinheiro publico é seu

É algo tão evidente, parece uma obviedade, como que o sol nasce pelo leste, mais parece que não temos a consciência que é nosso. Com certeza não administramos o nosso dinheiro, da mesma forma como são administrados os recursos públicos e o pior é que isto não parece nós incomodar, como se por ser públicos fossem dos outros. Aprendi desde criança que é com o dinheiro dos outros que é preciso ser mais cuidadoso, mais transparente e melhor administrador, porque não nos pertence.

No dia a dia temos poucas possibilidades de acompanhar a gestão dos recursos federais, administrados de uma forma distante e pouco transparente aos olhos do cidadão comum, as despesas e investimentos feitos pelo estado, já nós atingem mais de perto, é mais fácil poder sugerir, opinar, porque podemos ver com maior clareza, como e aonde são utilizados, porem é no nível municipal que este acompanhamento se faz mais útil, mais fácil e mais importante.

Como ultimamente o contribuinte tem sido bombardeado, quase que semanalmente com noticias e informações sobre casos de corrupção, podemos imaginar que o nosso trabalho é o de ser fiscais atuantes da corrupção que como uma doença contagiosa permeia todas e cada uma das camadas da nossa sociedade.

Nada mais longe disto, o papel da sociedade é o de alertar, quando um bem ou serviço seja adquirido pelo município por um preço maior que aquele praticado na prateleira do comercio local.

Ou quando por uma ação do executivo municipal, uma área rural, que tinha um valor de R$ 0,60 o m2, passou a valer mais de R$ 8,00 o m2, graças a uma simples mudança de zoneamento, até porque com certeza alguém ficou mais rico, mesmo que não tenha sido você.

Quando a traves de uma outra ação, aprovada pelo Câmara de Vereadores, você veja se instalar ao lado da sua residência, um órgão da administração publica, e a sua tranqüilidade e qualidade de vida for para o espaço, fique tranqüilo, com certeza alguém também ganhou com isto, mesmo que tampouco tenha sido você.

Quando o veja publicada no jornal do município a informação que foi permutada uma área de terra de propriedade do município bem localizada, por outra localizada no cafundó de Judas, você também pode ter certeza que de novo se gerou riqueza, mesmo que não seja a sua.

Não podemos desconsiderar a enorme capacidade que um bom governo tem de gerar riqueza, prosperidade e felicidade, claro que distribuir de forma justa, transparente e com equidade, são outros quinhentos.


Publicado no AN Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...