10 de novembro de 2007

Joinville Solidaria


No dicionário a primeira acepção de solidário é “Que responsabiliza cada um de muitos devedores pelo pagamento total de uma dívida” só a ultima é “Que partilha o sofrimento alheio, ou se propõe mitigá-lo”. É sobre esta solidariedade que gostaria de escrever.

Joinville tem no seu intimo, um forte espírito solidário. Que surpreende ao forasteiro, é muito possível que tenha iniciado, nos primórdios da colônia, quando as famílias precisavam se ajudar, partilhando o sofrimento, para fazer frente as enormes dificuldades e desafios que precisavam enfrentar. Nada tem de extraordinário que naquela época, frente às dificuldades externas prospera se um forte espírito de solidariedade e de apoio.

O extraordinário, a diferença esta, na permanência nos dias de hoje, de um sentimento tão forte, de apoio, de compaixão e de ajuda a quem precisa. É este um dos aspectos que mais marcam na Joinville de hoje. No meio deste materialismo e rodeados cada vez mais pelo egoísmo e pelo mercantilismo, Joinville constrói um futuro diferente, baseado na força da comunidade, no abraço solidário, na força das pessoas.

É esta Joinville, que cresce a partir da iniciativa das associações e das entidades que formam a AJOS, de novo um exemplo a seguir, todas unidas em prol de um objetivo maior. É esta Joinville que contribui com o seu bem mais precioso, o abraço, a mão amiga, o prato quente, o agasalho que combate o frio. Que se doa, que abre mão, inclusive, do convívio familiar, de minutos, às vezes horas, de tempo dedicado ao próximo. É nesta Joinville que devemos acreditar.

A cidade que, sem esperar a presença e o apoio oficial, arregaça as mangas e põe mãos a obra. Esta Joinville, infatigável, inquebrantável, que se desdobra a cada dia, que move montanhas, que não dorme, que não descansa.

A Joinville dos Bombeiros Voluntários, do Lar Abdon Batista, da Mãe Abigail, da Ação Social, da Vila Vicentina, de tantos outros heróis e heroínas solidárias. Que tecem um amanha melhor e fazem com o seu trabalho a diferença.

Publicado no AN Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...