6 de março de 2008

Editorial do Jornal O Vizinho de Joinville

Transcrevemos o editorial do jornal O Vizinho


Árvores de presente para Joinville


Mais um bom motivo de comemoração. Para continuar a construção do Boulevard e dos paredões de concreto à margem do Rio Cachoeira no centro da cidade, a prefeitura precisaria cortar as frondosas árvores como o fez com sete delas que estavam em frente ao prédio do executivo municipal. Agora, raquíticas palmeiras de rala sombra “enfeitam” a obra que destruiu o pouco de vegetação que ainda havia à margem do sofrido rio, naquele trecho.
Através das reportagens do Jornal O Vizinho (JOV) a população não tem mais dúvidas de que é necessário preservar o pouco de flora e fauna que tem ou retoma o rio. Não que o JOV seja contra o Boulevard, mas sim contra esse tipo de Boulevard que se pretende continuar construindo. As pressões da comunidade contrárias ao corte das figueiras da Av. Beira Rio, obrigaram o prefeito a recuar da sua insensata decisão, pois se avizinha enorme desgaste político em pleno ano eleitoral. Ações judiciais contra a prefeitura também foram movidas e pelo menos uma delas já tem decisão favorável do judiciário: as árvores não poderão ser cortadas sem profundo estudo, sentenciou o juiz.
Enfim, Joinville pode comemorar 157 anos sem o risco de ver o concreto derrubando o pouco que o centro da cidade ainda tem de natureza.
Ainda nesta edição registramos mais um flagrante de descaso da prefeitura permitindo que comerciantes tomem conta das calçadas, que são públicas, transformando-as em espaços particulares. Cadê a fiscalização dos órgãos responsáveis?
O apoio da população pela educação e conscientização ambiental que o JOV vem proporcionando com o Rio Cachoeira como fio condutor, encontra cada vez mais apoio. Na entrevista desta edição, tradicional família joinvilense contribui com o resgate de fragmentos da história. Aqueles que ainda têm parentes ou conhecidos que possam contribuir com suas lembranças, documentos e fotografias que retratem o Cachoeira e os seus afluentes, estão, desde já, convidados a entrar em contato com o JOV.

http://www.ovizinho.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...