23 de março de 2008

Não acredite nunca

Ensinamos os nossos filhos a duvidar, a questionar, a pensar. Do mesmo modo devemos considerar seriamente que todas as informações que tenham como fonte os nossos políticos devam ser submetidas ao filtro da duvida razoável.

Acreditar menos e passar a ter uma posição mais critica com relação as “verdades” que nos são colocadas a cada dia, alem de fazer bem para o fortalecimento da democracia, ajudam a garantir o mínimo da transparência necessária para a pratica do republicanismo mais elementar.

Quando o prefeito for a imprensa, informando que o valor do IPTU esta defasado, por conta de antigas correções do valor, que nunca são bem explicadas e que este ano, o aumento também será acima da inflação. Não acredite.

Quando a única saída para a construção de um boulevard, que não faz muita falta, seja o corte de 44 arvores, porque tecnicamente não tem outra alternativa. Não acredite, porque sempre as coisas podem ser feitas de outra forma.

Quando o governo, seja qualquer um deles, informe que gerou milhares de novos empregos, se inclui nesta conta os criados pela iniciativa privada. Não acredite, só acredite quando esteja se referindo explicitamente aos novos cargos públicos, se os cargos são comissionados, acredite piamente.

Quando o governo informe que sem a CPMF, a arrecadação se reduzira em 20 bilhões de Reais e que os programas sociais sofrerão cortes, com o que as camadas mais pobres do pais sofrerão. Tampouco deve acreditar. O tempo mostrara que a arrecadação ainda aumentou.

Como não é possível acreditar, quando o governo, seja municipal, estadual ou federal, encaminha algum projeto de lei, que reduzirá a carga tributaria, se diz que simplificara ou que melhorara a vida do contribuinte, parafraseando nosso presidente, nunca neste pais isto tem acontecido e não é desta vez que acontecera. Não acredite tampouco.

Se o governo afirma que a implantação da meia jornada de trabalho nas repartições publicas, servira para reduzir custos, que com esta economia será possível realizar maiores investimentos e que em nenhum momento esta redução da carga horária representara, nem prejuízo para o contribuinte, nem redução da produtividade, Não acredite.

Se nós asseguram que as obras da Via Gastronômica começaram em 30 dias, ou que não tem filas para consulta com um medico especialista na saúde, ou ainda que o turno intermediário acabara nesta gestão, não acredite.

Que políticos sejam mitômanos, não é um pré-requisito, mas gera um elevado nível de desconfiança, no caso do Senado e da Câmara o percentual da população que não confia neles é de 83,1 % , o dado da pesquisa realizada pela Universidade de Brasília sinaliza os políticos como o setor que menos confiança gera na sociedade. Por isto vale a pena lembrar duvide sempre, não acredite nunca. A menos que, como Santo Tome você veja com os seus próprios olhos. Mesmo neste caso mantenha ainda uma duvida razoável.

publicado no AN Cidade

Um comentário:

  1. o seu texto de ontem foi um estouro. Me lembrei de uma música da minha juventude, "Não acredite em ninguêm com mais de 30 anos, não confie em ninguêm com mais de trinta ternos, não confie em ninguém com mais de 30 dinheiros..."

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...