18 de março de 2008

A responsabilidade para escolher um bom candidato


Neste momento em que começam a se perfilar os primeiros pre-candidatos, seja para a Câmara de Vereadores, seja para o executivo municipal, é o momento de avaliar quais os critérios e os aspectos que deveremos considerar para escolher o melhor candidato, recebemos esta contribuição e a colocamos no blog, para ajudar a fomentar o debate plural e supra-partidário.

Este espaço esta aberto a textos e comentários, que estejam alinhados com os princípios que permeiam este espaço, desde que assinados.


A RESPONSABILIDADE PARA ESCOLHER UM CANDIDATO

Neste ano teremos eleições para Prefeito e Vereadores. Estamos num momento único para a nossa cidade e nosso país. Se não estamos satisfeitos e queremos mudar o estado de coisas que nos rodeiam, é justamente na nossa cidade por onde se iniciam estas mudanças. É um momento de decisão e de grande responsabilidade para cada um de nós. Mais importante do que o candidato, é o processo de escolha que deve ter como avaliação o caráter, a folha corrida e as propostas como premissas fundamentais. As ideologias e os partidos infelizmente estão falidos, pois transformaram-se em meras siglas para troca de favores e negociatas. Algumas sugestões que colhi oferecem indícios para a escolha. O roteiro mais difundido está relacionado com a confiança e sugere as seguintes indagações;

  • Qual candidato você confiaria o seu negócio por três meses?
  • Qual candidato você escolheria para cuidar e educar os seus filhos?
  • Para qual candidato você emprestaria dinheiro de olhos fechados?
  • Qual candidato você hospedaria na sua casa por três meses?

Eu acrescentaria ainda algumas outras questões, par mim ainda mais relevantes nos dias atuais, em particular quanto à credibilidade do político:

  • Qual candidato tem na sua vida alguma realização importante; é oi foi um trabalhador destacado; é um empresário bem sucedido; tem um passado de realizações pessoais, empresariais ou comunitárias?
  • Qual candidato tem uma fonte de renda conhecida que o sustente independente de um cargo público de confiança ou político?
  • Seu candidato enriqueceu nos últimos anos? Você sabe qual a origem do enriquecimento?
  • Seu candidato responde processos na justiça, seja na justiça comum, eleitoral, tem dívidas com o fisco, a previdência ou outras que o desabonem?
  • Você conhece as relações políticas, comerciais ou pessoais do candidato? Você as acha confiáveis?
  • Quais propostas o candidato tem para sua cidade? Lembre-se, favores imediatos são apenas para comprar a sua consciência.

Se todas as respostas indicarem um mesmo candidato, você estará fazendo a escolha mais acertada, caso contrário reflita e avalie melhor. Você poderia estar se perguntando: Porque gastar tempo com isso se, no fim das contas, vai ficar tudo igual? É justamente a sua atitude e o poder do seu voto que podem mudar tudo. Parar e refletir pode transformar nossa cidade e nosso país nos próximos anos. Busque fazer o certo, mesmo quando ninguém mais pareça se importar. Você irá fazer a diferença. Aceite este desafio e analise melhor os candidatos para fazer a sua escolha. Afinal, qual é a cidade que queremos para nós e nossos descendentes? O Brasil precisa de mais dignidade e credibilidade na política, mas, para isto, precisamos escolher políticos sérios, dignos, comprometidos, desgarrados de desejos pessoais ou mesquinhos cuja índole e passado os credenciem a cuidar do que é nosso, a nossa cidade. Boas eleições.

Sérgio Guilherme Gollnick

Um comentário:

  1. Sérgio

    Parabéns pelo texto, é perfeito ! Acrescento ainda, para aqueles que acham que não gostam de política e que tudo é igual, que quando contratamos serviços de alarme para nossas casas, levamos meses para conseguir fechar, licitamente, uma empresa, pagamos planos de saúde e escola privada, tudo isso é fruto das nossas opções políticas. Mesmo omissos, a política e os políticos invadem a nossa vida privada diariamente, melhor portanto, é ser participativo e consciente influenciando nas decisões públicas. Responsáveis, assim pelo seu destino.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...