9 de junho de 2013

As contas nunca fecham


Somos um grupo de cinco amigos que no mínimo uma vez por mês saímos para jantar, conversar e passar uns bons momentos. Escolhemos lugares aonde a comida seja boa, o local agradável e aonde a boa conversa seja o principal atrativo. Mas inevitavelmente ao final as contas nunca fecham. Sempre acabamos discordando e sempre tem alguém que não sai satisfeito. O problema é sempre o mesmo, o rateio da conta.

No outro dia mesmo a conta foi R$ 295,00. Foi feita a conta e tocaria a R$ 60 e poucos para cada um. Mas um não tinha bebido vinho e não achou justo ter que pagar por ele. Outro não pediu entrada. Dois não tomaram sobremesa. Outros dois racharam um file mignon delicioso e a verdade é que a porção dava facilmente para dois. Os três que chegaram mais cedo tinham tomado umas cervejas. Dois pediram um aperitivo e três finalizaram o jantar com um digestivo. O resultado é que a conta não poderia ser simplesmente dividida entre os cinco em partes iguais. O pior é que esta historia se repete invariavelmente a cada jantar.

Alguém salomonicamente propôs que simplesmente cada um pague a sua conta. E há três que não concordam Aonde se viu? Que cada um pague por separado, além da cara de poucos amigos que fazem os garçons quando alguém tem a ousadia de pedir contas separadas. Somos amigos, saímos para conversar, nos divertir, o rachar a conta é parte da nossa amizade, não é um jantar de negócios, e não deixam de ter parte de razão.  


Como no grupo há dos engenheiros e um deles é engenheiro de sistemas estão debruçados em desenvolver um logaritmo que rode num aplicativo para telefone que consiga fazer a divisão da conta dos nossos jantares de forma rápida e justa. Já levam um bom tempo, debruçados no problema, e até agora não há algoritmo que consiga resolver o problema. Se conseguirem alem de colocar o aplicativo na rede para que possa ser baixado é possível que alguma administração pública se interesse pela engenhoca e seja possível distribuir também as contas entre os contribuintes de forma mais justa, porque este sistema atual esta muito parecido com as nossas contas do restaurante, ninguém esta satisfeito com o resultado e o pior é que como nos nossos jantares a conta esta ficando mais cara cada mês e a quantidade de comida tem diminuído. Uns comem muito e pagam pouco e a maioria esta pagando muito caro pelo pouco que comeu.

Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

Um comentário:

  1. Isso prova que democracia, isonomia e justiça ..... são conceitos muito bonitos na teoria, mas que nunca foram colocados em pratica com eficácia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...