5 de junho de 2013

5 de junho dia do Meio Ambiente

Gosto quando a natureza nos desafia

Hoje deveríamos celebrar não o dia do meio ambiente e sim o do ambiente inteiro.
Há uma predisposição a fazer deste dia um dia de clichês, de imagens e frases estereotipadas, ou de lindas paisagens ou impactantes imagens que mostram a nossa capacidade de destruir a natureza.
Eu escolhi para hoje esta imagem que mostra a capacidade que a natureza tem de se recuperar, de regenerar, de rebrotar a cada oportunidade.

Gosto de me maravilhar com cada folha, cada flor, cada semente. Me impressiono com a mesma facilidade com o córrego mais singelo ou com a catarata mais caudalosa. Ouço com a mesma fruição o assobio do sabia ou o gorjear de um pardal. Tudo na natureza me apaixona e mexe com este sentimento atávico que nos leva de volta as nossas origens mais primitivas e originais.

Mas esta imagem consegue ao mesmo tempo sintetizar a força destrutiva do homem e a resposta vigorosa e tenra da natureza. A surpresa da vitoria do mais frágil.

Aproveitemos o dia para lembrar do vinculo intimo que há entre a natureza e nos, entre o meio ambiente e a nossa própria existência. Entre a sua preservação e o nosso futuro como espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...