2 de junho de 2013

Identidade



Recentemente me perguntaram sobre a identidade de Joinville, qual a característica que fazia desta uma cidade diferente de qualquer outra. No primeiro momento fiquei confuso com a pergunta e respondi sem pensar muito, que o Morro do Boa Vista, ou Rio Cachoeira, as empadas do Jerke ou o jacare Fritz. Percebi na hora que dei a resposta errada. A identidade não é composta por coisas, definir a identidade de Joinville é algo mais complexo, mais profundo e mais intimo. Seria como definir qual é o espirito de Joinville e do joinvilense.

Para mim, que cheguei aqui faz quase 30 anos e já vivo aqui a maior parte da minha vida, descrever essa identidade que caracterize a forma de ser e de sentir da cidade e da sua gente já foi mais fácil. Por um lado o "estrangeiro" consegue ter um olhar diferente sobre a cidade. A perspectiva que temos as dezenas de milhares dos que não nascemos aqui, nos permite ver a cidade de forma mais desapaixonada, mais neutra. Não há menos amor, há sim, menos paixão e por isso a visão é menos túrbida e mais nítida. Há mais sinceridade, menos auto-engano.

A Joinville de 20 ou 25 anos atras tinha uma identidade bem definida, forte e cativante ao mesmo tempo. Uma cidade que não se entregava fácil ao forasteiro recém chegado. De muros baixos, mas de olhares ocultos trás cortinas rendadas. Que falava uma lingua própria, carregada no sotaque, uma língua que aos poucos tem perdido e com ela partes importantes da sua identidade. É provável que esta Joinville de hoje seja uma cidade híbrida, resultado da conjunção dos que aqui nasceram com os que aqui arribaram. Uns não souberam ou nao quiseram preservar os seus valores e tradições, a sua identidade.
Dos que aqui chegaram, muitos vieram ligeiros de equipagem, trouxeram poucas lembranças e deixaram nas suas cidades de origem as suas raízes sem adotar de novas.

O conceito de identidade é um fator decisivo para que uma cidade possa aspirar a uma melhor qualidade de vida. A identidade não é outra coisa que a força que ativa o componente social que o planejamento urbano deve ter. A identidade é por tanto uma das peças fundamentais para construir uma sociedade mais justa e equitativa. É esta falta de identidade que pode explicar porque hoje Joinville é uma cidade como tantas outras, amorfa, anódina, vagando no caminho sem volta de quem perdeu suas referencias e não é capaz de achar ou de construir de novas, andando a esmo no labirinto em que suas ruas sem alma tem se convertido.

Publicado no jornal A Notícia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...