11 de novembro de 2011

Finalmente ficou pronto



Não vou a entrar no debate sobre si é um parque ou são três praças e uma rotatória, hoje isto não tem a menor importância. O importante é que finalmente Joinville tem uma área de lazer digna deste nome. Mais importante ainda é que os joinvilenses se apropriem do espaço e o façam seu, porque o único objetivo importante é o de dotar a Joinville com mais áreas verdes e com espaços de lazer que atendam este anseio da população.  Ninguém esta mais interessado neste espaço que os usuários que podem a partir de agora usufruir e desfrutar.

Ficou pronto depois de mais tempo que o desejado. Bom que o tempo ajudou e que a inauguração foi bem prestigiada, agora chegou a hora de olhar para frente, esta etapa já esta superada. A primeira preocupação deve ser a manutenção do espaço, desde os aspectos mais prosaicos como prever o corte da grama, a programar a reposição de luminárias e manutenção dos bancos e playgrounds. A segunda é fazer deste um espaço seguro, muitos dos críticos dos parques alegam que estes espaços são refúgio de marginais e não oferecem segurança,  temos de fato dezenas de exemplos de espaços públicos que não são seguros depois que o sol se põe. O sucesso da calçada do 62 BI tem mais a ver com a segurança que oferece, que com a sua comodidade ou beleza.

Seria bom deixar de fora do Parque da Cidade a política, aquela com minúscula. Propor a troca do nome de Parque da Cidade, que é um nome que tem sido amplamente aceito pela população, para colocar o nome de um político que nada tem feito, nem pelo parque, nem por Joinville, é inadequado e inoportuno. A excessiva generosidade com que se colocam nomes de personagens mais ou menos ilustres, acaba desmerecendo a própria homenagem. colocamos nomes em pinguela, para beco, para viaduto e não tenho certeza que não tenhamos colocado o nome de algum ilustre desconhecido em um dos novos sinaleiros.  

Seria oportuno lembrar o enorme esforço que tem representado para todos os envolvidos a construção desta obra, esforço a todas luzes desproporcional ao seu tamanho, complexidade e recursos envolvidos. A percepção maior e que não tem a magnificência que se lhe esta conferindo, o próprio debate sobre se é ou não um parque, já mostra que a obra ganhou relevância, mais pela ausência de outras obras, que pela sua importância e significado. O orçamento total da obra foi de pouco mais R$ 4.000.000,  a contrapartida do município foi de cerca de R$ 360.000. Pouco, muito pouco para uma cidade do porte de Joinville.


Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

3 comentários:

  1. Perfeito. Sem menosprezos e sem adulações. Bem ou mal, perfeito ou não, o parque está aí. E a população gostou e está feliz. Ponto.
    Mas que a inauguração deste, não nos faça esquecer dos outros oito, tão prometidos desde a gestão anterior.

    ResponderExcluir
  2. Caro Jordi, bom dia!

    Sou leitor contumaz de seus artigos publicados em AN.

    Hoje, voce refere-se à denominação do "PARQUE DA CIDADE" e levantou
    algo que vinha massacrando minha curiosidade: será que ficará naquele "simplório" mas simpático nome, até quando? sem nenhum "nominho" de algum "notável polícito"?

    Penso que mais uma vez voce prestou um grande serviço à nossa querida Joinville.

    Parabéns!

    Forte abraço.

    Ramiro

    ResponderExcluir
  3. Sim. Concordo, ponderado e diretíssimo. Adorei a frase "agora chegou a hora de olhar para frente, esta etapa já esta superada". Ahhhh, e sou pelo Parque da Cidade. Se alguém pensa em trocar de nome, considero um erro desnecessário. É difícil acertar, driblar, fazer gol e ganhar. E quando isso acontece, o melhor é não mexer no time!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...