29 de novembro de 2011

Contra o aumento do numero de vereadores


Pelo bem-estar de seu povo, por Francesc Boehm*

“Prometo cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado de Santa Catarina e a Lei Orgânica do Município de Joinville, desempenhando, leal e sinceramente, o mandato a mim conferido, observando as leis e trabalhando pelo engrandecimento do município e pelo bem-estar de seu povo.” Este é o compromisso, disposto no artigo 8° parágrafo 6°, do Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Joinville, que os vereadores assumem no início da legislatura. Na posse, cada vereador declara: “Assim o prometo”.

Aos vereadores, é entregue um mandato, fruto da vontade expressa no dia da eleição. Essa genuína procuração para atuar em nome do povo é conferida temporariamente por quatro anos, para que diuturnamente os vereadores atuem em busca do que é melhor para a nossa cidade, para sua gente, para o nosso futuro. A sociedade tem, além da representação dos vereadores, outras instâncias onde expressa suas demandas. Assim, é representada também pelas entidades de classe, pelos conselhos comunitários, nas plenárias do orçamento participativo, nas associações de moradores, nos clubes de serviço, nas igrejas e na imprensa, entre outros. A comunidade, quando ouvida e consultada, deixa claro que temas têm relevância e quais rumos têm apoio ou não.

Em alguns, existem divisões de opiniões flagrantes e dificilmente vislumbra-se o ponto de vista relevante, qual tem apoio majoritário. Mas este certamente não é o caso do aumento do número de vereadores. Pesquisas indicam que perto de 80% da população não quer e rejeita a ideia do aumento. Quando um percentual dessa magnitude é alcançado, ele é facilmente comprovado. Simplesmente, consulte as pessoas ao seu redor. Fale com seus vizinhos, seus funcionários, colegas de escola, companheiros de trabalho.

Acompanhe a imprensa. Levante o tema em conversas e escute. Você vai chegar à conclusão que a grande maioria chegou e, então, diga a quem você apoiou na última eleição que este tema é importante para você, fale o que pensa e qual a sua posição. A maioria entende que não há motivo nem clima para este aumento das vagas. Faça a diferença aqui em Joinville. Lembre-se, eles disseram: “Assim o prometo”.

francesc.joi@terra.com.br


*ENGENHEIRO MECÂNICO, ADVOGADO, EMPRESÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...