La Noria ficou sem anunciantes
“La Noria” é um destes programas de televisão que cresce mostrando e
explorando a miséria alheia, nunca tem faltado nem quem queira mostrá-la, nem
muito menos quem queira bisbilhotar a vida alheia. Barraqueiros e barraqueiras
de um lado e fofoqueiros e fofoqueiras do outro tem tudo para criar um caldo de
cultivo em que prospere a baixaria.
Este tipo de programas não são uma exclusividade espanhola, pais em que
se transmite o programa em questão, até que por aqui também temos este tipo de
programação de baixo nível e que a pesar de estar dirigido inicialmente ao
publico de menor formação é surpreendente e até assustador o numero de pessoas
de nível intelectual, supostamente maior que não perdem uma edição destes
programas sanguinolentos e escatológicos.
O que tem de interessante o exemplo do “La Noria”? O exemplo que os
anunciantes deram ao entender que o programa tinha avançado o sinal é motivado
por uma campanha nas redes sociais um após o outro retiraram sua publicidade do
programa, que nestes dias perdeu o seu ultimo anunciante. Em menos de duas
semanas os anunciantes rescindiram seus contratos. Que grandes marcas como
Nestle, Wilkinson, Vodafone, L’Oreal, Bayer, Lactalis, Panrico Donuts,
Campofrío e Banc Sabadell entre outras decidiram deixar de anunciar no
programa, para não ver sua imagem vinculada a este tipo de baixaria.
O exemplo poderia ser transladado a outras latitudes e servir de
referencia. Anunciante que vincula sua imagem e a do seus produtos a
determinados programas seja de radio ou de televisão esta fazendo uma opção. A impressão
que começa a ficar é que a sociedade esta cada vez mais amadurecida e sabe
valorizar as atitudes de empresas que tem um maior compromisso com a sociedade
em que estão inseridas. Fazer da mídia um espaço melhor depende também de cada
um de nós. As redes sociais conferem ao
cidadão uma força e uma capacidade de organização, inimagináveis poucos anos atrás
e a maioria das empresas descobriram que esta força pode ser devastadora para
aqueles que não sejam capazes de entender o sentimento do cidadão.
Ao veicular publicidade em determinados médios ou deixar de fazê-lo em
outros, os anunciantes estão apoiando ou não, uma forma de tratar o publico e a
informação, ajudando a construir uma sociedade melhor e mais independente e posicionando
também os seus produtos e serviços num mercado mais competitivo e exigente em
que eles próprios competem.
Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC
Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC
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