28 de agosto de 2011

Eureka

Eureka


Os vizinhos do bairro não estão nada tranqüilos, a falta de chuva das ultimas semanas não os deixa esquecer que em Joinville a chuva é mais comum que os dias ensolarados e que a cada chuva forte a rua enche e traz insegurança a toda a vizinhança. Os mais velhos lembram que mesmo com chuvas fortes, enchentes não eram tão freqüentes como hoje e o que é ainda pior, agora a água entra em residências em que nunca antes havia entrado e alcança pontos antes inimagináveis.



Comentário de vizinhos é difícil de deter, cada um tem uma opinião e todos entendem do tema, de fato as marcas das enchentes de inicio do ano, estão ai, para não nos deixar esquecer. Por que agora enche mais rápido? Por que a água sobe mais alto? Por que ninguém consegue ficar tranqüilo?



Tem vários motivos, a impermeabilização do solo é um deles, a redução dos recuos, que nas áreas centrais chegam a zero, permitindo que as construções encostem uma na outra, a ocupação das margens dos rios e inclusive a construção sobre eles, são motivos fortes e todos juntos contribuem para o quadro que hoje se apresenta.



Os vizinhos atentos descobriram que um problema adicional é que cada novo prédio é construído numa cota mais alta que o vizinho e que toda a água de chuva que antes se espraiava no terreno agora busca outros espaços para ocupar. Cada nova construção que se autoriza em áreas alagáveis, representa alguns centímetros a mais de altura na próxima enchente, e mais ainda nas seguintes.



Quando Arquimedes, dois mil e quinhentos anos atrás, saiu correndo desnudo pelas ruas de Siracusa, gritando "Eureka" descobriu como desmascarar um ourives pouco honesto que quis iludir ao monarca da cidade, utilizando menos ouro do que o tinha recebido para a confecção de uma coroa. Ao entrar numa banheira, percebeu que seu corpo submergido em água, entornou uma quantidade igual ao seu peso e volume, desta forma pode comparar o peso e volume da coroa e do mesmo volume de ouro puro, provando a falcatrua. A partir dos ensinamentos de Arquimedes, podemos ter a certeza que as próximas enchentes serão mais violentas, atingiram mais lares e causaram maiores prejuízos. Porque cada nova área aterrada, cada bloco construído em áreas rurais e até ontem permeáveis, representa menos espaço para que a água possa ocupar. Só falta que os nossos urbanistas oficiais reaprendam o que Arquimedes já sabia faz vinte cinco séculos e os vizinhos daqui do bairro já sentiram na própria pele.

Publicado no Jornal A Noticia de Joinville SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...