15 de agosto de 2011

Mais vereadores, mais representatividade?

Mais vereadores, mais representatividade?


Alguns defensores do aumento do número de vereadores alegam que aumentar a quantidade de cadeiras no Legislativo permitirá aumentar a representatividade da população. A lógica por trás deste raciocínio é que mais quantidade é igual a mais representatividade.

A lógica encerra algumas armadilhas curiosas, que mesmo sendo absolutamente lógicas, não correspondem à realidade ou são falsas. Se o eleitor fosse mais bem representado pelo maior número de vereadores, deveríamos voltar ao modelo grego, em que os grandes temas eram resolvidos no Agora, a praça pública, com a presença da absoluta maioria da população. Lá os temas eram decididos diretamente, sem representantes. Aqui substituímos as reuniões no Agora, pelas deliciosas audiências publicas, que também tem forte influência helênica, puxando pelo lado histriônico tanto da comédia, às vezes, como da tragédia, na maioria dos casos.

Bom, vamos aos números para mostrar que não sempre existe uma maior qualidade de representação se o número de representantes aumenta. Na Índia, por exemplo, que com mais de um bilhão de habitantes é a maior democracia do mundo, um deputado federal representa mais de 1,8 milhão habitantes. Nos Estados Unidos, cada um dos 435 congressistas representa a 712 mil. habitantes. O Brasil é um campeão de representatividade, a cada 377 mil habitantes temos um deputado federal. Temos uma representatividade duas vezes maior que a do estadunidense e seis vezes maior que a indiano.

A capacidade brasileira para pendurar gente nas tetas do governo deve ser valorizada. Também devemos reconhecer o esforço dos grupos que se movimentam para aumentar o número de Joinvilenses pendurados nas tetas dos contribuintes locais. Mas não é fácil identificar que a nossa maior representatividade tenha servido para melhorar a qualidade de vida, por estes lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...