11 de agosto de 2011

A gestão anterior

Minha tristeza e a gestão anterior

Prova provada de que a culpa é da gestões anteriores, todas elas, é a interdição da Casa da Cultura. Era coisa prevista, favas contadas, mas as gestões todas não tomaram as devidas providências, que todo mundo sabia necessárias.

A Casa da Cultura tem para mim um significado muito especial, pois me acolheu, na pessoa da professora Dagmar Parucker e sua turma de gurias, alunas dela há mais de 20 anos. Eu era nova na cidade, não conhecia ninguém, e tinha feito cerâmica na Casa de Cultura de Porto Alegre.

Prontamente ganhei uma vaga e na semana seguinte já estava me enturmando com as gurias que se conheciam há tanto tempo. Foi muito bom. Aprendi muita coisa, em cerâmica e relacionamentos com aquelas mulheres que hoje chamo de amigas.

Sou muito diferente delas, que são calmas, tranquilas e experientes naquele trabalho artístico. Mas quando precisei, me ajudaram muito sem querer saber exatamente por que eu precisava de ajuda, e quando perdi meu filho, ouviram meus resmungos, aturaram meu mau humor, minha raiva, sem fazer um comentário desagradável. Simplesmente ouviam.

Elas sabem como sou agradecida a todas. Então agora, como diz o Jordi Castan, por culpa da gestão anterior, vamos ficar sem nosso frutífero encontro das terças-feiras, por tempo indeterminado, mas por que a atual gestão, que sabia das necessidades da Casa da Cultura, não se mexeu? E eles sabiam das dificuldades.

Como vamos ficar, as gurias e eu, sem ter com quem conversar sobre as netas maravilhosas, enquanto modelamos um anjo, um guerreiro, uma plaquinha com flores? Fazer em casa, a gente até faz, mas queimar, esmaltar e queimar de novo, como vai ser? Antes, de cinco fornos, só tínhamos um funcionando, agora não temos nenhum.

Culpa das gestões anteriores e desta que aí está. Particularmente espero que deem um jeito neste enguiço o mais rápido possível. Não esperem a nova gestão, que sabe-se lá como será, e quantos meses levará, numa “gestação” para arrumar a nossa casa, que foi fechada assim, de repente, sem aviso, e não deixaram ninguém entrar para tirar seus pertences e seus trabalhos que já estão prontos.

Seria de bom tom um pedido de desculpas.

Mary Bastian

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com o relato da Mary.
    Solidarizo-me a ela, à suas amigas e ao povo de Joinville.
    Lamento profundamente o descaso, o desinteresse, a desconsideração e a falta absoluta de visão administrativa de longo prazo – obviamente “além-mandato”.

    Por outro lado faz-se necessário o reconhecimento de nossa parcela de responsabilidade como co-proprietários do patrimônio público e sua conseqüente manutenção.

    Entendo que, a cada vez que não recolhemos um papelzinho na calçada;
    a cada vez que adiamos ou omitimos uma insatisfação com um prestador de serviços (público e/ou privado);
    a cada vez que não nos manifestamos;
    a cada vez que não comparecemos à reunião de condomínio ou da associação de moradores;
    a cada vez que interrompemos o fluxo de transito nas ruas – seja por uma manobra ou por uma parada momentânea no meio de um cruzamento;
    a cada vez que nos calamos ao termos conhecimento de algum descaminho administrativo;
    a cada vez que deixamos o carrinho de supermercado atravessado no meio de uma vaga desocupada – dificultando a vida do próximo usuário.

    Infelizmente, perdemos o hábito do zelo pelo patrimônio público.
    Infelizmente não temos (ou temos muito poucos) veículos para manifestar a nossa preocupação e a nossa indignação ....... salve a internet.

    Então, faço um apelo a todos os cidadãos que freqüentam, usam, transitam ou trabalham em edificações públicas ......... se tiverem conhecimento de alguma irregularidade, ou deterioração, ou risco de interdição ou má conservação ....

    Não se cale! Não se omita! Não seja conivente fazendo vista grossa.

    Faça valer a sua voz e a sua parcela de cidadão e membro da coletividade.

    Espero que os cinco fornos voltem a funcionar brevemente

    Um abraço

    Sergio Duprat

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...