27 de dezembro de 2010

Comentando a entrevista do presidente do IPPUJ (2)

Continuando com a analise da entrevista concedida pelo presidente do IPPUJ ao colunista Claudio Loetz do jornal A Noticia.


O presidente do IPPUJ tem dificuldade em entender elementos básicos na composição dos preços. A velha e conhecida lei do mercado e as leis de oferta e procura, não parecem ser do seu conhecimento.


A afirmação: “Como o valor do m² de loteamentos habitacionais é definido pelos donos das áreas, e se tornaram muito caros, muita gente está migrando para Araquari.Considera, erroneamente que os preços dos lotes são fixados pelos proprietários de forma discricionária, o que leva as pessoas a mudar para outros municípios. Na verdade são as exigências maiores que Joinville faz aos loteadores o maior motivo dos preços praticados na nossa cidade. Municípios que exigem menos investimentos dos loteadores podem oferecer lotes a preços menores, ao mesmo tempo que socializam o custo entre todos os munícipes.


A visão ideológica ultrapassada que busca culpar aos loteadores pelo valor dos lotes e pela sua cobiça e ganância, ignora também que são os legisladores e planejadores municipais os que ao alterar discricionalmente e arbitrariamente o zoneamento de áreas rurais e urbanas, distorce os valores e enriquece instantaneamente a uns em prejuízo de outros.

Um comentário:

  1. Você tem toda razão Jordi.Falta é conhecimento de causa e claro né!!! Humildade por parte dos técnicos do IPPUJ

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...