19 de dezembro de 2010

Cidades Verdes



Cidades Verdes



Estocolmo e Hamburgo foram as primeiras cidades européias a receber o Premio Cidade Verde. A cada dois anos a premiação se outorga a duas cidades que tem uma política de desenvolvimento urbano voltado a sustentabilidade, a promover a qualidade de vida e que fazem disto um compromisso. Vitoria-Gasteiz e Nantes foram as cidades premiadas nesta segunda edição.

Vitoria-Gasteiz é uma cidade do Norte de Espanha, fez grandes progressos na adoção de medidas para tornar mais ecológico o ambiente urbano tradicional. O centro da cidade é rodeado por um «cinturão verde», uma ampla zona verde parcialmente recuperada de zonas degradadas, assegurando assim a toda a população (cerca de 250 000 habitantes) a possibilidade de viver à distância máxima de 300 metros de um grande espaço aberto verde. Foram criadas numerosas medidas para apoiar e aumentar a biodiversidade e os serviços relativos aos ecossistemas. A flora e a fauna são monitoradas e a fragmentação do habitat é reduzida, formando corredores ecológicos para a preservação da fauna nativa. Alem de implantar uma rede de ciclovias, transporte publico elétrico e fechamento de ruas para o transito de veículos particulares, priorizando o pedestre. A cidade fez também grandes esforços para reduzir o consumo de água e tem por objetivo passar a consumir menos de 100 litros/dia por habitante.

No caso de Joinville poderíamos, se a nossa permanente falta de humildade nos permitisse, aproveitar as excepcionais condições que a natureza nos brinda, e concentrar nossos esforços em manter para as futuras gerações, as áreas de morro ainda remanescentes e a preservação do ameaçado cinturão verde que é a nossa área rural em torno da cidade, objetivo da cobiça de uns e do descaso e desídia de outros. Morar em cidades não quer dizer que tenhamos que aceitar, sem maiores estudos e propostas, os modelos propostos. Alternativas são possíveis e devemos nos esforçar em alcançá-las.

A pesar dos nossos técnicos de plantão estar mais motivados a participar e ganhar os prêmios concedidos as Cidades mais Cinzas e são avessos a quaisquer outras cores que não sejam o cinza concreto ou o gris paver, quem sabe, se como aconteceu com Saulo de Tarso, um dia caem do cavalo e vem finalmente a luz. Mas como estes exemplos são europeus, por aqui não devem nem ser considerados como alternativas possíveis. Uma pena, porque perdemos todos.

Publicado no jornal A Noticia

Um comentário:

  1. Pois é...acho que vou me empenhar em adquirir logo outra camera digital pra fotografar nossa Joinville ainda verde,antes que acabem por eliminar o que temos de mais valioso.Vai que restem apenas fotografias para mostrar aos meus netos...deus queira que não.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...