12 de junho de 2010

Verticalização ou Adensamento

O jornal A Noticia fez um excelente trabalho ajudando a divulgar entre os joinvilenses temas como planejamento urbano, porem ao utilizar Adensamento e Verticalização, de forma indistinta e em diversos momentos, como sendo sinônimos, estimula e consolida conceitos que não só não são iguais, como devem ser entendidos de forma clara.

-VERTICALIZAÇÃO É CONCEITO DE PROJETO

- ADENSAMENTO É FILOSOFIA DE CIDADE


Uma Joinville mais adensada é uma cidade com mais habitantes por (Qm²) quilômetro quadrado, sem precisar morar em prédios mais altos. Só com a construção de edifícios com até 4 andares, Joinville poderia ter 2 milhões de habitantes, na mesma area atual. Defender a verticalização sem considerar as graves deficiências de infraestrutura que Joinville vem arrastando desde faz tempo é uma aposta arriscada.


É bom acompanhar a situação de Balneario Camboriu que cancelou a liberação de novos alvarás para prédios de mais de 2 andares porque não tem espaço suficiente nas ruas para mais veículos. Situação parecida poderia acontecer em Joinville caso fosse promovida a verticalização de areas que já apresentam problemas de congestionamento hoje e que só agravariam ainda mais. Apoiar a ocupação dos grandes vazios urbanos que ainda existem em Joinville, ajudaria a adensar a cidade, sem precisar verticalizar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...