9 de junho de 2010

Debate Democrático


Debate Democrático


Até faz pouco tempo atrás, falar de planejamento urbano, do desenvolvimento da cidade ou sobre como seria a cidade do futuro era um tema enfadonho. Poucas pessoas mostravam interesse em algo que não entendiam e que aparentemente não tinha muito a ver com o seu dia a dia. Que um tema tão pouco atraente pudesse um dia virar matéria de jornal e não só de uma mais de varias edições e ainda que um fórum de planejamento Urbano lotasse a plenária da Câmara de Vereadores de Joinville por três dias, era impensável.


Por um lado a cidade mudou muito. O impacto de anos de planejamento urbano precário começa a afetar a vida das pessoas de uma forma tal que não é mais possível ficar omisso. Joinville conta com uma sociedade mais articulada e comprometida com a cidade, uma importante massa critica de cidadãos, sejam eles profissionais liberais ou donas de casa, que participam das associações e entidades de classe, e que contribuem com as suas idéias e questionamentos.


Aos poucos e com a ajuda dos médios de informação tem sido traduzido o linguajar criptico e empolado, reservado com exclusividade para iniciados, técnicos de plantão e especialistas de araque, que buscam dissimular o seu desconhecimento, escondidos trás dezenas de siglas, coeficientes e tabelas incompreensiveis para os simples mortais que formam esta cidade. Não parece que todo este vocabulário técnico tenha outro objetivo que o de afugentar a sociedade de um debate que lhe pertence. Neste sentido A Noticia tem prestado um importante serviço a sociedade, publicando matérias sobre os planos diretores que moldaram esta cidade, divulgando um glossário dos termos técnicos utilizados por urbanistas e dedicando dezenas de paginas e desmistificar e aproximar o cidadão da cidade em que vive. Evitando o monopólio do saber e permitindo que todos possam participar do debate democrático.


O Fórum de Desenvolvimento Urbano foi o final de um capitulo. Mostrou as limitações do saber local. trazendo para Joinville, palestrantes brilhantes que de forma clara e didática, desconstruiram conceitos que até ontem, pareciam verdades inabaláveis, com elegância de dançarinos mostraram soluções possíveis e sinalizaram caminhos a serem percorridos por uma cidade que ainda tem solução. Com precisão de cirurgiões expuseram as feridas da cidade, A melhor imagem do evento foi a da maciça presença dos vereadores que com atenção de estudantes aplicados, escutaram os conselhos que podem fazer desta uma cidade melhor.


Publicado no jornal A Noticia

3 comentários:

  1. Muito bom! Certamente existem coisas que seguem a máxima: "Deus escreve certo por linhas tortas". Se por origem este debate deveria surgir por inicativa daqueles que tem a função de planejar e gerir a cidade, e não propriamente por aqueles que formulam as leis, a grande lição que recebemos é que não existem regras para bons propósitos. A Câmara de Vereadores está de parabéns ao finalmente entender que o "Futuro de Joinville" estava a transbordar sua capacidade de compreensão de temas tão diversos e complexos. Este debate, pela sua envergadura de inteligencias e formulações, pode representar um passo importante numa nova direção, como um divisor de águas, entre a cidade monótona do “possível” para a cidade atraente do “desejável”.

    ResponderExcluir
  2. Sonia registra:

    Participei do pimeiro Forum Regional, como aprendiz. Ouvi, interpretei, mas sou leiga tecnicamente.INDEPENDENTE DESTE MOTIVO, tenho direitos, sou cidadã. Considerei algumas sugestões como relevantes, outras um pouco Grandiosas,Pujantes, pois penso, como disse no Forum, que o grande desafio nos dias de Hoje dos projeto para a cidade, na minha opinião é o TEMPO.

    Acredito em (começo, meio e fim)Para saber que foi então uma conquista, entre este contexto faz parte: discustir, planejar, analisar,executar com qualidade, como fazemos até em nossos comentários como este aqui, onde buscamos a certeza da satisfação da interpretação do que queremos dizer e do por que queremos emitir a mensagem.
    Pensando em Planejamento para cidade devemos levar em consideração envolver Todos. Acredito que é com bom cronograma do tempo que se programam para discutir, entre outras sequências já citadas.
    Mas nem todos se envolvem, devido ao Tempo.
    Trabalham e as vezes um projeto... a vida de um morador que não teve a oportunidade pelo menos da informação, da boa divulgação de uma mudança, poderá de repente acordar com uma obra na frente de seu imóvel sem conhecimento prévio.
    Pode ser às vezes até um bom projeto, sim! Mas ele deveria estar envolvido, estar inserido pois pertence ao meio, está no entorno daquelas mudanças!
    Penso em TODOS realmente envolvidos.
    Tivemos avanços, sim, o OP dos bairros, discussões do Plano Diretor que se intensificou em estudos muito técnicos e com a comunidade, também nem todos envolvidos e sim por representatividade, mas por um periodo grande, segundo comentários do Forum de quase 3 anos.
    Muito bem, mas agora se tiver que ter adequações, vamos pensar em debater mais e mais.
    Fazendo valer a democracia, com cartilhas informativas em estudos, e não já decididas, para que assim cada reunião em comissões, etc.. grupos ecléticos, formadores de opiniões e com interesses coletivos de debates possam colaborar, inserir mudanças e que estas inclusões com a ajuda dos técnicos sejam para a satisfação de todos.
    Considerando uma das frases do forum, onde o ser humano deve rever sua cidadania, sua participação, para que não tenhamos opiniões como citaram:
    -Ah, esse projeto deixa passar não é problema meu!
    DEVEMOS SER: DEMOCRÁTICOS,PARTICIPATIVOS, BUSCAR OS DIREITOS, COLABORAR SEMPRE QUE POSSÍVEL, MAS NÃO FAZER SÓ A ADEQUAÇÃO PARA SATISFAZER PRIORIDADES PARTICULARES E SIM PARA TODOS!
    OBRIGADA,
    SONIA

    ResponderExcluir
  3. Sim Jordi, muito boas suas palavras. Como leigo em urbanismo (nem no Sim City sou bom)meus horizontes e algumas hipóteses puderam florescer.
    Reservei 1 dia do fórum para participar "in loco" sem receber nenhuma diária e conscientemente arcar com possíveis perdas de receita em meu trabalho autônomo. Nos outros períodos acompanhei pela TV Camara na internet. Estou satisfeito, parabenizo a organização e seus agentes.
    Independentemente dos resultados e conclusões observo o seguinte:

    - Ausência de empresários, profissionais e prestadores de serviço da indústria que inegavelmante respondem pelo maior "motor" de desenvolvimento de nosso município".

    - Presença tímida ou simbólica dos vereadores aos quais foram concedidos deveres legislativos sobre tema tão impactante na vida dos munícipes.

    - Observação quase que unânime da iniciativa privada que o lapso de ações públicas ultrapassou o limite aceitável para possível encaminhamento eficaz.

    - Posicionamento defensivo dos agentes públicos em confronto ao que seria sua atribuição e responsabilidade.

    Parabéns pela sua postura e a de todos "foristas" e palestrantes. Juntos ou com com idéias conflitantes podemos e devemos construir uma Joinville melhor. O que não podemos em hipótese alguma é "cruzar os braços" e deixar acontecer.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...