6 de junho de 2010

Nem tudo esta perdido (*)


Nem tudo esta perdido


Quando se aproximam as férias escolares de julho, é normal que os estudantes façam planos para aproveitar este período. As opções são as mais diversas, mas na maioria dos casos o critério prioritário é uma mistura de “Dolce farniente” o doce não fazer nada dos mediterrâneos, com o hedonismo irresponsável típicos da idade. Não parece que esta geração tenha a menor pressa por assumir nenhuma responsabilidade, ao contrario, quanto mais tempo possam protelar a sua entrada na sociedade melhor.


No meio deste cenário, tomei conhecimento de uma organização de jovens que tem outros objetivos. Em Joinville um grupo de universitários são o braço local da AIESEC organização internacional formada por jovens que estão empenhados em formar novos cidadãos. Um dos projetos que a AIESEC gerencia é o do Cidadão Global, que se destina a jovens que durante as suas férias querem assumir responsabilidades. Os jovens viajam a paises em desenvolvimento para prestar serviços voluntários, em troca de casa e comida.


Tem a oportunidade alem de conhecer um novo pais, de viver uma nova experiência, de conhecer novas culturas e o mais importante contribuir para um mundo melhor.

Entre os programas voluntários em que estes jovens participam, ensinar línguas a portadores do síndrome de Down, trabalhar em campos de refugiados, em centros para dependentes químicos, ou prestar apoio a portadores do vírus do HIV. Quando vejo que tem jovens de Joinville, dispostos a participar destes projetos, a custear as suas despesas e a contribuir para fazer deste um mundo melhor, acredito que nem tudo esta perdido.


A AIESEC não esta orientada só a projetos sociais, o seu foco principal são as oportunidades de estagio que oferece para os estudantes universitários, em empresas e paises de todo o mundo, uma boa oportunidade para as empresas de Joinville abrirem as suas portas à gente que tem vontade de fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...