29 de junho de 2010

Orçamento Participativo

Orçamento Participativo


Em recente audiência sobre o orçamento participativo, o prefeito Carlito Merss apresentou as obras do primeiro ano da sua gestão. Declarou se surpreso porque a maioria dos recursos do orçamento participativo foi destinada pelos delegados para áreas de lazer, ruas parque e outras iniciativas semelhantes. Não pode deixar de surpreender a própria surpresa do prefeito. Carlito não é um recém chegado na vida publica, tem mais de 25 anos de militância e já tem sido vereador, deputado estadual e deputado federal antes de ser eleito prefeito. Deveria ter uma melhor percepção do que o joinvilense quer.


A carência de áreas verdes é uma constante em todos os bairros da cidade, a necessidade de espaços para lazer tem se convertido num clamor que é difícil acreditar que não tenha chegado aos ouvidos do prefeito. É labor e responsabilidade dos seus secretários e demais detentores de cargos comissionados fazer chegar ao prefeito os anseios da população, o que parece que não tem acontecido, na forma e com a freqüência que deveria.


É importante que a administração municipal aproveite a oportunidade que os cidadãos lhe oferecem com as suas contribuições e preveja recursos suficientes para a manutenção das praças e espaços de lazer que foram incluídas nas obras de 2010, caso contrario poderia acontecer o vexame que estes mesmos delegados do Orçamento Participativo tenham que prever recursos para refazer as obras recém concluídas, caso não recebam a manutenção necessária e regular. Não é preciso comentar aqui a qualidade, nem o custo das obras que o município continua fazendo, porque neste quesito é um dos poucos em que prevalece a continuidade administrativa. Então é de se prever que reformas, replantios e trocas aconteçam nas obras em andamento.


Quanto mais próxima, da administração municipal, se situa a ação da população, mais aparecem os problemas, os erros e as trapalhadas, esta população que hoje cumpre o seu dever cidadão e participa indicando as obras que devem ser feitas, em que lugares e com quantos recursos, poderá ser o maior aliado de um bom governo, que faça muito e bem, como será o carrasco impiedoso de um governo torpe, confuso e desorganizado.


Publicado no jornal A Noticia

2 comentários:

  1. Tais brincando né? Querer fazer um comentário negativo na única coisa boa que a prefeitura tem feito (além da cultura) é ignorancia. Então que escreva sobre outro assunto

    ResponderExcluir
  2. Meu Caro anti-fascista, o post não contem nenhuma critica ao OP, ao contrario do que você pode imaginar, acredito e defendo o OP, contribuo como cidadão e participo como delegado.
    Alias em que regional você participa das reuniões do OP?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...