4 de agosto de 2009

Orçamento Participativo


A Prefeitura de Joinville está empenhada em implantar o Orçamento Participativo. É uma proposta interessante, na qual uma parte pequena do orçamento do município será aplicada de acordo com os desejos da sociedade. Na realidade, todo o orçamento deveria ser aplicado de acordo com os desejos e necessidades da sociedade. O próprio Orçamento Participativo é o reconhecimento de que isto não acontece.

As reuniões são bem animadas entre os participantes. São eles que escolhem os delegados, que, por sua vez, escolhem as obras que serão feitas na área de abrangência de cada secretaria regional (cada regional reúne um grupo de bairros). Parece uma reunião de condomínio, pelo concorrida presença de pessoas e pela vontade de palpitar e sugerir.

Os técnicos da Prefeitura ainda estão um pouco atrapalhados, resultado da falta de prática, todos com mais teoria que experiência. Todos com vontade de acertar e com aquele convencimento que os jovens e os inexperientes têm de sobra, de acreditar que só a sua é a verdade verdadeira. Ainda têm dificuldade para lidar com as perguntas que não estão no roteiro, no manual do OP. Mas acreditam no que estão fazendo e falam de democracia, participação popular e defendem o envolvimento da sociedade na construção do futuro, com uma empolgação própria das assembléias da época de estudante secundarista.

Parece que alguns ainda não superaram esta fase estudantil. Os seus discursos e atitudes estão mais próximos da época de rebeldia estudantil que dos dias de hoje. Ainda mais que a responsabilidade é a de gerir a maior cidade de Santa Catarina e resolver as enormes diferenças que existem entre a teoria romântica e a dura realidade.

Fora a sua paixão por reuniões, conselhos e comitês, e a falta de método e ordem, para organizar as discussões e os debates, o Orçamento Participativo é uma experiência interessante, que deve ser apoiada e incentivada. Você tem oportunidade de conhecer melhor os seus vizinhos, descobre que as carências são as mesmas em toda a cidade, que todos os problemas são de responsabilidade da administração anterior (é que se costuma ouvir na reuniões), que não tem dinheiro que chega para resolver todos os problemas e as necessidades que se identificam e que agora tudo será diferente (se ouve isso com muita frequência).

As reuniões da regional do Centro me permitiram conhecer melhor as coisas. Uma das delegadas mais participativas nos informou que o mesmo material que a Prefeitura compra a traves de licitação por R$ 1,5 mil, pode ser adquirido numa conhecida loja de material de construção, num shopping do Centro, por pouco mais de R$ 400. O que sem dúvida prova que o orçamento de Joinville é bem "participativo". Pode ser que não da forma desinteressada que gostaríamos, mas que tem gente interessada no orçamento, não tenho nenhuma dúvida.

Publicado no Jornal A Noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...