17 de agosto de 2009

Elogio a Feiúra (*)



"se você ainda tem olhos para enxergar feiúras no seu suposto amado, se tem cabeça para lhe descobrir defeitos, é porque não ama." (Raquel de Queirós).


Estamos de novo às voltas com a forma de olhar a nossa cidade.


É incompatível enxergar a feiúra e mediocridade que toma conta dela, com o sentimento de amor e pertencia?


O amor por Joinville, deve nos cegar ao ponto de não poder mais enxergar a realidade? Ou ao enxergar a realidade, não podemos continuar amando a cidade?


A Joinville que forma parte do nosso imaginário, é uma cidade possível? Ou ela esta irremediavelmente perdida? A construção desta nova Joinville, implicava obrigatoriamente a destruição dos valores e virtudes da Joinville que permanece como modelo e referencia?


A cidade que teima em sobreviver no imaginário coletivo é compatível, com a os novos valores que hoje regem a nossa sociedade? Ou definitivamente este é o modelo de cidade que melhor representa os nossos desejos e anseios?


Se for, porque insistir em buscar um modelo impossível de cidade limpa, ordeira, segura e solidária? Se ela não representaria mais a sociedade que nela hoje vive e trabalha? E se a sociedade, você, eu, cada um de nós, não se sente identificado, nem satisfeito, com este processo de desqualificação e desconstrução desta Joinville recente, porque não se manifesta?


Porque aceitar pacificamente que as referencias urbanas e históricas sejam conscientemente destruídas, para que surja uma cidade feia, amorfa, sem identidade, despersonalizada, sem outros referentes que as marcas de cada nova trapalhada. Uma cidade suja e menos humana, em que todos seremos estranhos e que nos será aléia?


Nada acontece por acidente ou ao acaso, esta Joinville que surge frente aos nossos olhos é a cidade que estamos fazendo juntos. Com a participação de uns e a omissão de uma maioria, que protesta e reclama, no conforto do seu lar e que evita tomar partido abertamente. Que prefere não se posicionar. E que quando o faça, se o fizer, já será tarde demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...