25 de agosto de 2009

1,2,3,4 (*)


1,2,3,4

Tomei conhecimento que estudos científicos conseguiram provar, sem sombra de duvida, que os cachorros sabem contar até 5 e que chegam a entender 150 palavras. Na verdade a forma como a guapeca aqui de casa desaparece quando apronta alguma, já tinha me convencido faz tempo que entende mais de 150 e que sabe perfeitamente quando falamos dela e sabe quando é a hora de ficar quieta, de fazer de conta que não é com ela e de desaparecer se for o caso.

Pode parecer que contar até 5 seja pouco e que 150 palavras não componham um vocabulário muito extenso, muita gente que conheço, não maneja um vocabulário de mais de 300, incluindo onomatopéias. Pelo que considero que os números divulgados para os cachorros são extraordinários e nós devem fazer pensar.

Todo o dia por força do meu roteiro para o trabalho, tenho que passar pela mesma rua. Tem quatro sinaleiros e preciso me deter sempre em cada um deles. Os técnicos que deveriam fazer desta uma cidade melhor, não conseguem programar quatro sinaleiros de forma que funcionem sequencialmente. E que só seja preciso se deter num deles, naquilo que em alguns paises e cidades tem se dados em chamar “onda verde” e que aqui é uma peça de ficção. Tão real como um unicórnio ou um político honesto.

Descubro que o gorila Koko, é famoso por utilizar a linguagem dos sinais, consegue se expressar com um vocabulário rico e formular frases inteiras. Pergunto-me, se cachorros contam até 5 e gorilas conseguem se comunicar com frases completas, porque é tão difícil programar 4 sinaleiros, provavelmente seja preciso o conhecimento de um premio Nobel, a sagacidade de um pesquisador cientifico, a vontade de um político em campanha e a resistência de um maratonista. Numa cidade em que para ocupar determinados públicos se exige mestrado ou doutorado parece que este tipo de problemas deveria ter deixado de existir faz tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...