12 de agosto de 2009

Reflexões (2)

Ao aceitar o convite para ocupar este espaço, já faz dois longos anos, não tive a pretensão de assumir o papel da voz do consenso.


O contraponto a partir de olhar o cotidiano desde uma perspectiva distinta, parecia e ainda parece mais enriquecedor para contribuir no debate publico. A possibilidade que as minhas observações e comentários fossem considerados ou acatados, parecia pouco provável e assumir o papel de dono da verdade, não forma parte de um figurino, com o que eu possa me sentir a vontade. O objetivo principal é o de promover e estimular o debate, contribuir e motivar as pessoas, para que se interessem pelas coisas da cidade em que trabalham e moram.

O tempo tem trazido duas constatações, a primeira e a mais gratificante, o numero cada vez maior de pessoas que se identificam como leitores deste espaço, e que concordando ou discordando, propõem, sugerem, criticam e se sentem motivados a olhar a cidade com outros olhos.

A segunda constatação, não é a sensação de arar no mar, porem a de verificar a enorme dificuldade que as pessoas tem para lidar com as opiniões divergentes, que nem precisam ser contrarias, só tem a ousadia de ser diferentes.


Neste caso a atitude sempre tem sido a mesma, a de desqualificar o argumentador e não o argumento. Na estratégia que Carl Sagan identificava como "Ad Hominem", o alvo deve ser o homem. Pela incapacidade de contra argumentar ou de debater a estratégia que utilizam é a de desqualificar a tudo aquele que ouse discordar.

Este grupo de ferozes e irados críticos esta composto basicamente por bobos. E destes existem dois tipos. Os bobos puros, que não são objeto deste texto, e os que se esforçam e treinam para parecer bobos. Sem duvida os segundos tem mais sucesso que os primeiros. E é a eles que devemos a maioria das bobagens que assolam o nosso cotidiano. A maioria das iniciativas e projetos, tem a mesma origem. Um grupo seleto de esforçados bobos profissionais, que sobrevivem as mudanças de governos e que representam um verdadeiro perigo para a nossa sociedade.

Martin Luther King comentava que “Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente”. Em quanto continuemos contando com leitores interessados em debater a cidade e não faltem hordas de bobos do outro lado, este espaço permanecerá abastecido de temas e continuara incomodando a uns e agradando a outros..



Publicado no jornal A Noticia

Um comentário:

  1. Caro Jordi

    Parabéns pelo desabafo. Concordo contigo plenamente e conclamo: não vamos desistir! A luta é árdua mas vale a pena! Anselmo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...