31 de agosto de 2009

Minha Casa, Minha Vida

As maiores carências das cidades são transporte publico e saneamento básico, em segundo plano, infraestrutura urbana, para que as cidades possam crescer de uma forma ordenada e planejada.

Leia na integra o post do Reinaldo Azevedo

O texto alerta sobre o perigo que pode representar o modelo escolhido pelo projeto Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. A volta dos condomínios modelo BNH, não parece ser a melhor solução para promover cidades com melhor qualidade de vida.

Um comentário:

  1. Dentro desta ótica é que escrevi esta cronica para a Noticia...
    Mas infelizmente falar sobre isto é a mesma coisa que fazer risco na água..não da em nada.


    28 de abril de 2009. | N° 387AlertaVoltar para a edição de hoje
    CRÔNICA
    Aproveitar a chance
    Tenho lido que Joinville poderá receber 4 mil residências pelo programa do governo federal e que a ação deverá ser gerenciada pela Secretaria de Habitação da cidade. Se considerarmos cinco pessoas por residência, teremos 20 mil pessoas. Dá um belo bairro. Daí o meu questionamento. Onde ficarão estas obras? Qual a estrutura que está se preparando para recebê-las? Como serão estas residências? Como será este bairro?

    Acredito que uma normativa urbanística é fundamental para definir exigências de patamares e parâmetros mínimos que garantam um nível de qualidade de vida a todos os futuros residentes, apresentando uma quebra de paradigma na regra atual. No momento, regulamentar a aplicação deste vultoso investimento adquire uma relevância especial, pela importância que irá ter no futuro e na intervenção dentro da cidade consolidada, nos efeitos das transformações econômicas e sociais e em novas necessidades e serviços.

    Planejar não somente casas, ruas e equipamentos públicos, mas estes integrados à qualidade de vida das pessoas. Este novo ambiente deve estar focado nisto. Por certo, a secretaria fará um grande projeto que englobe todo o urbanismo do novo bairro e não simples projetos arquitetônicos das residências. Um projeto diferente, completo, que inicie uma nova história na cidade.

    Contemplando ciclovias, parques, jardins, água, esgoto, cabeamentos subterrâneos, arborização, depósitos para restos recicláveis e equipamentos urbanos definidos para este conjunto habitacional, visto que irá necessitar, e não se pode mais ficar no “depois pensamos nisto”.

    Imaginemos as casas de boa qualidade, com água aquecida por sistema solar, dando conforto às pessoas e diminuindo custos com energia. Fazer um projeto econômico e social para o qual a qualidade de vida não represente um luxo, mas sim um padrão essencial. Parece um sonho, mas não é. Outros fazem, nós também poderemos fazer.

    hans.moraes@gmail.com
    ANSELMO FÁBIO DE MORAES | MESTRE EM ENGENHARIA CIVIL

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...