3 de março de 2012

Português para estrangeiros e nativos


A presidenta foi estudanta?

 Não tendo o português como língua materna, não poucas vezes cometo erros, alguns justificaveis, outros imperdoáveis. corre na internet este texto que deve ser compartilhado com outros lusófonos sejam eles nativos ou estrangeiros.

Uma belíssima aula de português de Miriam Rita Moro Mine - Universidade Federal do Paraná.

Acho interessante para acabar com a polêmica de "Presidente ou Presidenta"
Existe a palavra: PRESIDENTA?
Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
 Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha.

 Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um bom exemplo do erro grosseiro seria:

"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.

Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigentapolítica, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

Por favor, pelo amor à língua portuguesa, ...

Um comentário:

  1. Não sou expert em língua portugugesa. Contudo, a palavra 'presidenta' não é nova na nossa língua.
    De acordo com a atual reforma ortográfica, a Academia Brasileira de Letras (www.academia.org.br) em seu Vocabulário Ortográfico reconhece a existência da palavra 'presidenta'.
    O dicionário Michaelis (www.michaelis.com.br), que não está atualizado sob a atual reforma ortográfica (teste micro-ondas e ideia), a palavra 'presidenta' tem o significado de 'mulher que preside'.
    Do mesmo modo, minha estante tem dois dicionários em papel: "Dicionário Aurélio Básico da Língua Portuguesa' (19 fascículos encartados na Folha de S. Paulo de 10/1994 a 02/1995) e o 'Dicionário Brasileiro Globo', 56ª ed., de 2003. Ambos têm a palavra 'presidenta' com o significado de 'mulher que preside.
    Isto significa que lá na origem, décadas atrás, talvez 'presidenta' estivesse incorreto.
    Mas assim como aconteceu com vossa mercê e você, houve atualização da palavra 'presidenta'.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...