2 de março de 2012

Estacionamento rotativo

imagem - Fabrizio Motta/ND

O estacionamento rotativo

Passado um tempo prudencial e depois da volta as aulas é possível começar a sentir o impacto do cancelamento do contrato entre a Conurb e empresa concessionária do Cartão Joinville.

A primeira constatação é que o acesso a uma vaga de estacionamento nas ruas do centro de Joinville ficou mais difícil, voltou a pratica de estacionar o carro na frente da loja durante todo o dia e sem a rotatividade compulsória achar uma vaga passou a ser uma tarefa mais difícil. Os resultados não podem ser considerados validos para um estudo cientifico e profundo como o que a Conurb deve estar fazendo nestes dias para avaliar o funcionamento do sistema rotativo, ou será que não esta fazendo? Mas a quase totalidade dos motoristas contatados confirmou que sentiram a diferença. No meu caso que sempre que possível sou pedestre, no centro, a única mudança foi o desaparecimento das meninas de amarelo, que deixaram o centro mais cinzento de novo.

A segunda constatação é que paguei mico com os cartões de estacionamento que tenho no carro e imagino que centenas de outros motoristas devem estar com a mesma sensação. O presidente da Conurb, numa mostra do elevado nível de sensibilidade com os cidadãos recomendou que fossem rasgados. Eu aprendi que só tolo rasga dinheiro e os cartões que não foram utilizados tem um valor que deve ser reconhecido pela Conurb. Não adianta olhar para o outro lado e fazer de conta que não tem nada a ver com o problema. A empresa que operava o cartão o fez amparada numa licitação e o mesmo poder publico que concedeu  a uma empresa privada a exploração de um espaço publico é responsável e não vejo como pode continuar fazendo de conta que não tem nada a ver com o problema.

A terceira é que o numero de vagas incluídas no contrato parecem excessivas, principalmente nas áreas periféricas ao centro, aquelas em que o avanço das vagas pagas não parece que tenha sido o resultado de nenhum outro estudo técnico que não fosse o de aumentar a arrecadação. Sempre houveram vagas ociosas não utilizadas nestas ruas. Qual foi a base para que o contrato fosse aumentando o numero de vagas até chegar as quase 1.800 dos últimos meses é outro ponto que deve ser avaliado.

A percepção unanime é que houve improvisação e imprevidência por parte da Conurb, na forma de gerenciar o problema ocasionado pela sua própria falta, alguns qualificariam de desídia. A empresa deveria nos próximos dias apresentar os estudos e as propostas que possam servir para melhorar o sistema ou continuar olhando para o outro lado, recomendado que os usuários rasguem os cartões e assumam o prejuízo do sua ineficiência e inoperância.


Publicado no jornal A Noticia de Joinville SC

2 comentários:

  1. Eu era feliz e não sabia. Que saudade das "canarinhos" correndo a me multar. Que saudade do tempo em que a cidade tinha vagas r o t a t i v a s e não latifundiárias. Que impressionante capacidade de tomar decisões que pioram a qualidade de vida.

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  2. Eu era feliz e não sabia. Que saudade das "canarinhos" correndo a me multar. Que saudade do tempo em que a cidade tinha vagas r o t a t i v a s e não latifundiárias. Que impressionante capacidade de tomar decisões que pioram a qualidade de vida.

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