Os Usuários
Usuário, contribuinte, eleitor, cidadão, todos eles são sinônimos para se referir a pessoas, como você e como eu.
Na discussão que iniciou pela imprensa, sobre o aumento do preço das passagens de ônibus e que passou a incluir também o encerramento dos serviços denominados Pega-Facil e Linha Direta, incluindo ainda a adequação de linhas, horários e freqüências. Fica me faltando o elemento mais importante o dito pagante, que alias é outro sinônimo para se referir a nós.
O processo todo se olhado desde o ponto de vista estritamente legal, esta perfeito, como alias não poderia deixar de ser, tanto as empresas permissionárias do serviço de transporte coletivo, como os técnicos da prefeitura municipal, são profissionais competentes naquilo que fazem.
Só que continuo achando que o processo esqueceu do usuário. As empresas adequam os seus serviços, horários e meios as suas necessidades, para obter o santo lucro, que alias é justo e necessário. Se com isto se cancela um serviço que atendia a algumas dezenas ou centenas de usuários, não é problema delas. E não é que as empresas estão certas!.
Quem deve zelar pelos interesses dos usuários, contribuintes, cidadãos pagantes é a Prefeitura, que deve concordar ou não, inclusive propor as alternativas necessárias para atender o principal interessado, que é você.
Parece pelo desenvolvimento dos fatos que alguém andou gazeteando a aula, e com certeza não foram as empresas, que ao longo dos anos e estimuladas pelas diversas administrações municipais, que tem se sucedido, só tem aperfeiçoado e melhorado a sua abordagem e a sua técnica. Porem, preciso insistir, que todo o sistema só existe e só funciona porque existem usuários que o utilizam e pagam pelo serviço, os seus interesses e desejos não parecem ter sido escutados e atendidos.
Quais são os dados que a prefeitura levantou ou consultou antes de concordar ou não com as mudanças propostas? Quais os controles e auditorias independentes que atestam as contas, os valores e resultados do sistema que todos pagamos? Como funciona o subsidio cruzado, que beneficiou os usuários do Pega Fácil? Quais são os canais que a prefeitura utiliza para ouvir as demandas e anseios dos usuários?
A discussão sobre o transporte coletivo em Joinville deve ser muito mais profunda que o simples aumento do valor da passagem, o debate deve envolver principalmente o usuário, e adequar se as necessidades. A gestão, e principalmente a fiscalização do serviço é publica, mesmo que concessionáda a empresas privadas, e como tal deve ser transparente, eficiente e voltada ao cidadão.
Publicado no Jornal A Noticia
Venho com a sugestão de que deve haver uma nova categoria de cobrança no transporte coletivo. Essa categoria seria uma cobrança válida por 30 dias, onde o usuário pode usar quantas vezes quiser o transporte durante a vigencia do seu pacote, sempre podendo ser renovado por mais 30 dias. Certamente o sistema informatizado que o transporte coletivo joinvillense possui hoje é capaz de fazer tal integração.
ResponderExcluirAtt,
Ivan Rocha de Oliveira
p.s.: este sistema é utilizado em Portugal, onde morei